Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 17 A 23 DE SETEMBRO DE 2010

 

fale com o guia @

CINEMA

CRÍTICA O Pecado de Hadewijch

Longa francês faz reflexão sobre obsessão religiosa

Cássio Starling Carlos

A crítica parisiense inventou e seguidores do mundo inteiro ajudaram a propagar a fama de Bruno Dumont como "grande autor".

"O Pecado de Hadewijch", quinto longa do diretor francês, confirma apenas sua habilidade como grande blefador.

O filme segue o percurso de Céline/ Hadewijch, jovem filha da alta burguesia francesa em busca de um lugar longe desse insensato mundo. Obcecada por Cristo, ela segue uma fé torturada e delirante que a conduz por caminhos obscuros. Seus excessos a afastam até do convento onde se refugiara das tentações, sobretudo as hormonais.

O martírio da pobre coitada se completa com a aproximação de um jovem muçulmano que a leva a atravessar os sinais vermelhos e a aderir às insanidades da "guerra santa". A essa altura, o pensamento libertário do cineasta-filósofo já se encontra convertido aos mais óbvios estereótipos, inclusive os racistas.

O estilo despojado dos primeiros filmes de Dumont mimetizava o ascetismo estético de Robert Bresson e fomentou a conversão dos fiéis de primeira hora. Sem ter nada a acrescentar ao estilo de regras rigorosas do mestre, o diretor agora utiliza até música melosa para enfatizar a emoção, pecado capital do evangelho bressoniano.

Não recomendado para menores de 16 anos.

Capa

Teatro

Musical "Orfeu", de Vinicius de Moraes, reúne nova geração

Bares

Tatuapé, na zona leste, ganha três novas casas

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.