Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 21 A 27 DE AGOSTO DE 2009

 

fale com o guia @

CINEMA

Veronika Decide Morrer

Paulo Coelho ganha primeira adaptação nas telas

Ricardo Calil

Há muitos anos circulam boatos sobre uma grandiosa adaptação de "O Alquimista", de Paulo Coelho, conduzida pelo ator americano Laurence Fishburne. Mas o filme que inaugura a transposição da obra do brasileiro para o cinema é "Veronika Decide Morrer", lançado sem alarde.

Com a limitada Sarah Mi- chelle Gellar (da série "Buffy, a Caça-Vampiros") como protagonista, o filme é centrado em uma mulher que tenta se matar e vai parar numa instituição psiquiátrica, onde o diretor diz que as complicações causadas pelo suicídio fracassado lhe dão pouco tempo de vida. Enquanto espera a morte, ela se envolve com os outros pacientes.

A diretora inglesa Emily Young transforma a prosa básica de Coelho em um drama feminino digno, um pouco solene, contidamente lacrimoso. O filme se aproxima muito de outros sobre mulheres às voltas com a morte, como "Fatal", baseado em Philip Roth, e "Sylvia - Paixão Além das Palavras", cinebiografia da poeta Sylvia Plath.

"Veronika Decide Morrer" pode ser o mais realista, o menos "maktub" dos romances do brasileiro, mas essa falsa aproximação com Roth e Plath só é possível graças à estranha máquina hollywoodiana, que transforma o diferente em homogêneo.

Não recomendado para menores de 14 anos.

Capa

Passeios

20 anos da morte de Raul Seixas são lembrados em mostra no Museu Afro Brasil

Shows

Roberto Carlos inicia temporada paulistana dos 50 anos de carreira

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.