Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 24 A 30 DE JUNHO DE 2011

 

fale com o guia @

CINEMA

ESTREIA Potiche: Esposa Troféu

Ozon retoma parceria com Deneuve e Depardieu

Ana Paula Sousa

Coube ao cineasta François Truffaut (1932-1984) uma das mais curiosas definições sobre Catherine Deneuve: "um vaso no qual podemos colocar todos os tipos de flor".

Pois é assim, um pouco como vaso, um pouco como mulher que François Ozon ("Sob a Areia", "Oito Mulheres") desenha a personagem da atriz em "Potiche: Esposa Troféu". E Deneuve, sensual à beira dos 70 anos, deita e rola nesse papel feito sob medida para uma atriz que, cada vez que surge na tela, parece carregar, também, um pedacinho da história do cinema.

A simples presença inspirada de Deneuve, primeiro como dona de casa "decorativa" e depois como comandante de uma empresa em greve, já valeria o ingresso de "Potiche".

E Ozon nos oferece, além disso, o reencontro cinematográfico da atriz com Gerard Depardieu, 30 anos depois de "O Último Metrô", e um roteiro que dosa, com precisão, o riso e a crítica social.

Em tom farsesco, "Potiche" coloca em cena os eternos conflitos da sociedade: homem e mulher, ricos e pobres, patrões e empregados.

Mas Ozon, com uma câmera descontraída, sem temer o ridículo, transforma o que poderia soar a sociologia em anarquia e, numa cena que os nostálgicos vão adorar, bota Deneuve e Depardieu para dançar de "parzinho".

Não recomendado para menores de 12 anos.

Capa

Cinema

Animação "Carros 2" estreia hoje com sessões em 3D

Teatro

"Cruel" entra em cartaz com o ator Reynaldo Gianecchini

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.