Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 24 A 30 DE JULHO DE 2009

 

fale com o guia @

CINEMA

Inimigos Públicos

Falta unidade narrativa a novo longa de Michael Mann

Alessandro Giannini

John Dillinger foi o último bandido romântico dos Estados Unidos. Famoso nos anos 30, ganhou a alcunha de "inimigo público número um" de J. Edgar Hoover, diretor da então recém-criada agência federal de investigações, o FBI. Hoover queria usá-lo como exemplo para conseguir mais dinheiro do governo.

É sobre esse recorte biográfico que se debruça Michael Mann em "Inimigos Públicos", com Johnny Depp no papel de Dillinger e Christian Bale no de Melvin Purvis, o policial contratado para caçá-lo.

O filme nem de longe se equipara aos grandes trabalhos de Mann, como "O Informante", "Colateral" e "Miami Vice". Isso se deve à irregulari dade e a uma falta de unidade narrativa.

No papel de Billie Frechette, companheira de Dillinger, a francesa Marion Cotillard parece ter função meramente decorativa, embora abra um clarão de luz quando entra em cena.

No entanto, Mann se mantém fiel aos seus temas. Mais uma vez, ele coloca em questão a oposição entre a espontaneidade e o romantismo, e a eficiência e o pragmatismo, representados respectivamente nos personagens de Dillinger e Purvis. Essa abordagem é o que mantém o filme em pé.

Não recomendado para menores de 16 anos.

Capa

Cinema

Auditório Ibirapuera é cenário de projeção de filmes franceses ao ar livre

Exposições

O File, festival de arte eletrônica, reúne instalações e performances

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.