Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 24 A 30 DE JULHO DE 2009

 

fale com o guia @

CINEMA

Coração Vagabundo

Filme discute o Caetano provinciano e o cosmopolita

Rafael Balsemão

A intenção inicial do paulistano Fernando Andrade, 28, era produzir o making of do DVD do show "Foreign Sound" (2004), de Caetano Veloso. Mas ao longo das entrevistas com o músico, o cineasta descobriu que ali havia material para algo maior.

O filme "Coração Vagabundo" ganhou forma quando Caetano contou que nasceu e viveu até os 18 anos em Santo Amaro, no interior da Bahia, e deu a entender que era, de uma certa forma, um provinciano, muito diferente dos paulistanos. Soou como uma provocação para Fernando.

Foram quase seis anos de trabalho para se chegar à versão do filme que estreia hoje. Fernando acompanhou Caetano em turnê por São Paulo, Nova York e Japão e contabilizou 57 horas de filmagens, que resultaram em um longa de 71 minutos.

Às entrevistas e às música de Caetano, o diretor adicionou imagens das cidades por onde passava, coletadas nos momentos em que dava uma "folga" para Caetano. Em suas andanças, sozinho ou ao lado do cantor, encontrou e filmou as provas que precisava para a sua tese: a de que a música do baiano é cosmopolita.

A participação dos cineastas Pedro Almodóvar e Michelangelo Antonioni no documentário e o encontro do músico com seu fãs pelo mundo, até mesmo em um templo budista, ajudam a confirmá-la.

Não recomendado para menores de 10 anos.

Capa

Cinema

Auditório Ibirapuera é cenário de projeção de filmes franceses ao ar livre

Exposições

O File, festival de arte eletrônica, reúne instalações e performances

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.