Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 26 DE DEZEMBRO DE 2008 A 1º DE JANEIRO DE 2009

 

fale com o guia @

CINEMA

Um Conto de Natal

Desplechin fala do mundo por meio da família

Alessandro Giannini

Festejado diretor de "Reis e Rainha" (2004), o francês Arnaud Desplechin parece ter se divorciado de seu fã-clube com "Um Conto de Natal".

Talvez os críticos que assistiram ao filme no Festival de Cannes, onde foi exibido pela primeira vez, não tenham conseguido enxergá-lo para além da temática familiar.

Típico filme-coral, "Um Conto de Natal" tem um fio condutor forte para a quantidade de personagens que desfilam na tela ao longo de duas horas e meia de projeção.

Este fio está no impasse vivido por Junon (Catherine Deneuve), matriarca de uma grande família que sofre de câncer no fígado: ou ela espera que a doença a corroa por dentro, ou arrisca um transplante de medula óssea -o que, em caso de rejeição, pode acelerar o processo.

É em torno dessa personagem serena e de seu marido Abel (Jean-Paul Roussillon) que se reúnem os filhos, netos e agregados na véspera de Natal.

Na composição desse microcosmo do mundo como o conhecemos hoje, há desde a ovelha negra da família, o formidável Mathieu Amalric, até a nora ninfomaníaca, uma brincadeira com Chiara Mastroianni. E Desplechin, no fim, dá sentido ao quadro. Não recomendado para menores de 14 anos.
Capa

Cinema

O longa "Um Homem Bom", do cineasta brasileiro Vicente Amorim, tem Viggo Mortensen como protagonista

Verão

O DJ de tecno Anderson Noise embala o evento Ilhabela Summerstage

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.