Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 30 DE NOVEMBRO A 06 DE DEZEMBRO DE 2007

 

fale com o guia @

CINEMA

No Vale das Sombras

Paul Haggis explora o atual cenário geopolítico

Sérgio Rizzo

As estréias recentes de "Leões e Cordeiros" e "O Reino" assinalam a entrada de Hollywood, com a simplificação e o atraso costumeiros, na arena de debates sobre as ações dos EUA no Oriente Médio depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.

"No Vale das Sombras", que entra em cartaz hoje, explora também o atual cenário geopolítico, com ênfase no mal-estar criado na sociedade norte-americana pela percepção de que haveria algo de podre no processo que conduziu à invasão do Iraque e à manutenção de milhares de soldados no país, muitos dos quais retornam em caixões.

Inspirada em fatos verídicos, a história se ambienta em 2004, quando um militar aposentado (Tommy Lee Jones) é informado do desaparecimento do filho soldado, logo depois de voltar do Iraque. Pelas circunstâncias, o Exército o considera foragido, mas seu pai não engole a versão e decide investigar o caso.

Com a ajuda de uma policial (Charlize Theron), ele descobre sujeira sob o tapete. O diretor e roteirista Paul Haggis ("Crash - No Limite") atribuiu a esse pai angustiado a responsabilidade de representar a tomada de consciência que macula a imagem (traduzida pela bandeira, como o filme destaca ao final) do país.
Capa

Exposições

Obras da artista plástica Beatriz Milhazes estão em cartaz na galeria Fortes Vilaça

Shows

A cantora Bebel Gilberto traz à cidade a turnê de seu novo disco, "Momento"

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.