Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 30 DE MAIO A 5 DE JUNHO DE 2014

 

fale com o guia @

CRIANÇA

CRÍTICA | Pequena Coleção de Todas as Coisas

Coreografia transforma utensílios em personagens

Mônica Rodrigues da Costa

O espetáculo "Pequena Coleção de Todas as Coisas", da Cia. Dani Lima, cuja diretora, Dani, integrou a carioca Intrépida Trupe, recombina objetos ao acaso em performance gestual e sonora.

Destitui os utensílios cotidianos de sua função original e lhes atribui personagens que contam histórias fragmentadas.

O espaço de movimentação de quatro atores dançarinos é a caminhada entre sofá e embalagem de ovos, garrafa térmica e árvore de Natal.

A não linearidade e encadeamento narrativo favorece uma espécie de enredo ao contrário, um "desenredo", dada a profusão de objetos no chão, em poucos móveis e outros suportes.

Um aspirador de pó se transforma em elefante, do mesmo modo que uma atriz usa o garfo para pentear os cabelos --metáforas também presentes em números circenses e contos de fada.

Em diferentes cenas, os bailarinos fazem música ao soar um chaveiro, brincam de picula (espécie de pega-pega) e imitam um cachorro. As peripécias nascem a partir de falas que se conectam com fragilidade semântica.

Cada um dos quatro artistas híbridos tem sua vez de falar. Como se declamasse, um deles diz o que levaria numa viagem à Lua: "Piano, salgadinho, fita métrica, martelo".

Sesc Pompeia - teatro - r. Clélia, 93, Água Branca, tel. 3871-7700. 302 lugares. Sáb. e dom.: 12h. Até 22/6. 90 min. Livre. Ingr.: R$ 1,60 a R$ 8. CC: AE, D, E, M e V. a d i n

Capa

cinema

"Malévola" marca a volta de Angelina Jolie às telas

passeios

Fechado para reforma desde 2010, Museu da Imigração é reaberto

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.