Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 13 A 19 DE AGOSTO DE 2010

 

fale com o guia @

CARTAS

Crítica
> O texto sobre a peça "Pelos Ares" (Guia; ed. De 30/7) chamou minha atenção pela incongruência. Na opinião da crítica, há o uso de clichês e da linguagem caricata -recursos que podem ser utilizados muito bem. É uma opção de direção que pode agradar ou não. No caso, não agradou, mas ela não explica o porquê. Além disso, a crítica se contradiz quando questiona o fato de a fada não ter encanto e poesia. Ora, mais clichê e caricato do que isso é impossível.
Fernando Salles, 42, publicitário

Crítica 2
> Levei meus três irmãos menores para assistir à peça "Pelos Ares", a despeito da crítica que li no Guia. Ao contrário do que afirma o texto, a peça rompe com os estereótipos ao colocar uma atriz no papel de um menino e um homem como uma fada. Além disso, trata a criança com maturidade, questionando os valores morais da família. O grupo merece uma retratação.
Renata Calmon, 24, atriz

< Resposta da jornalista Mônica Rodrigues da Costa
O texto afirma que a fada, que exagera nas piadas, é um clichê, ou seja, uma imagem excessivamente desgastada, ao ponto de já ter se tornado fórmula para explorar o efeito cômico, previsível, e, consequentemente, destituído de qualquer poesia, que pressupõe surpresa e originalidade. À afirmação de que o comentário é incongruente, destaco o exagero do uso da caricatura, não nego o seu uso. A avaliação representa simbolicamente a opinião do comentarista, prática jornalística corrente.

Pizzas
> Achei a matéria sobre o serviço das pizzarias muito importante (Guia; ed. de 6/8). Foi oportuno apontar as pizzarias que não cobram a pizza meio a meio proporcionalmente, o que considero um absurdo. Espero ler mais reportagens assim.
Rafael Gonçalves Moretto, 41, funcionário público

Cadê o show?
> O Guia (ed. de 30/7) destacou o Festival I Love Jazz, que teria apresentações gratuitas. No dia 31, fui à praça Benedito Calixto para assistir ao show, mas não havia banda nem aviso de cancelamento. No domingo (1º/8), estive na praça dos Omaguás, mas também não houve show.
Beth Barbi, 47, professora

< Marcelo Costa, curador do Festival I Love Jazz
Todos os shows foram realizados. Alguns, porém, ocorreram comum pequeno atraso devido ao trânsito ou às dificuldades no traslado.

Teste do lamen
Ao contrário da leitora Katia Kudo (Guia; ed. de 6/8), concordo com a avaliação dos restaurantes citados na seção "O Guia testa" e posso dizer que o Lamen Kazu é, sim, superior ao Aska, já que frequento ambos. Semcontar que o atendimento no Aska é péssimo, com garçons sempre frios e antipáticos.
Annie Miazaki, 43, dona de casa


Esta seção se reserva o direito de publicar apenas trechos de cartas. Só serão aceitas correspondências com nome, idade, profissão, telefone e endereço.
Capa

Shows

Festival de jazz promove performances gratuitas no parque Ibirapuera

Restaurantes

Famiglia Mancini reabre reformulado e com novidades no menu

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.