Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 8 A 14 DE JULHO DE 2011

 

fale com o guia @

ESPECIAL

Curtas-metragens

3x4
Brasil, 2011. Direção: Caue Nunes. Com: Moacir Ferraz. 5 min.
O cineasta Caue Nunes, que participou da montagem do longa "À Margem do Xingu - Vozes Não Consideradas", também integrante do festival, dirige este curta em que Silva (Moacir Ferraz) sonha em ser escritor, mas descobre que não tem ideias próprias e acaba entrando em um dilema pessoal.
Curta Regional. Dia 13, às 18h.

Acabou-se
Brasil, 2011. Direção: Patrícia Baía. Com: Luciana Pinto, Rodger de Rogério, Pedro Domingues e Nataly Rocha. 17 min.
Na tentativa de entender sua realidade e suas angústias, uma menina usa a imaginação e testa seus desejos neste curta-metragem cearense. Nele, não há limites para a imaginação ou barreiras para o desejo da personagem.
Curta Nacional. Dia 13, às 18h15.

Adeus
Brasil, 2011. Direção: Alessandro Barros. Com: Fernando Almeida, Marcelo Fonseca e Nilson Munhoz. 6 min.
José assiste pela televisão a um homem desesperado que tenta se matar pulando de um prédio no centro de São Paulo. Sob forte emoção, todos tentam de todas as formas convencer o homem a desistir do suicídio.
Curta Regional. Dia 12, às 18h.

Argentino
Brasil, 2011. Direção: Diego da Costa. Com: Norberto Presta, Joana Freire, Eduardo Bearzoti e Verônica Fabrini. 14 min.
Filmado em 2009, o curta mostra a vida do falsário Argentino (Norberto Presta), assim conhecido por ter sotaque espanhol. Ele impõe novos nomes a seus clientes, mas sua rotina muda quando recebe uma carta de sua mulher abandonada e também por não conseguir desvendar o nome de uma garota no ponto de ônibus.
Curta Regional. Dia 11, às 18h.

Café Turco
Brasil, 2011. Direção: Thiago Luciano. Com: Rodrigo Feldman e Kadi Moreno. 18 min.
Numa cidade dominada pela guerra, Djulio, um soldado entediado em seu posto de controle, vê Kya, uma jovem mulher que caminha carregando um pacote. Ele a segue, invade a casa dela e a interroga, enquanto ela prepara um café turco. Curta inspirado na peça "Terra Santa", de Mohamed Kacimi.
Curta Nacional. Dia 10, às 18h.

O Cão
Brasil, 2011. Direção: Abel Roland e Emiliano Cunha. Com: Gustavo Suarez, Mafalda Panattieri, Charlie Severo e Márcia Ilha Marques. 9 min.
O curta gaúcho aborda o exercício da convivência, de se comunicar e viver em sociedade, entre latidos de cachorro, discussão familiar e uma partida de futebol entre amigos na rua.
Curta Nacional. Dia 8, às 18h.

Cavalo
Brasil, 2011. Direção: Joana Mariani. Com: Milhem Cortaz, Francisco Gaspar e Carla Ribas. 15 min.
José (Francisco Gaspar) trabalha como catador de papel desde que perdeu o emprego. Seu sonho é comprar um cavalo, mas cada centavo ganho destina-se à compra de remédios para sua mulher doente. Em seu caminho diário, cruza com um mendigo mudo (Milhem Cortaz). Um dia, José o socorre após um ataque de meninos de rua, levando-o para seu abrigo. Quando o mendigo acorda e tenta se levantar, descobre estar preso à carroça como se fosse um cavalo.
Curta Nacional. Dia 13, às 20h30.

A Grande Viagem
Brasil, 2011. Direção: Caroline Fioratti. Com: Abrahão Farc, Sandra Corveloni e João Pedro Teixeira. 15 min.
Mário (Abrahão Farc) não consegue mais distinguir com clareza entre passado e presente. Revive em sua mente uma fase da vida em que vendia, de porta em porta, guias de viagem. Sem nunca ter viajado, Mário agora tem a oportunidade de conhecer os quatro cantos do mundo ao lado de Felipe, seu neto e parceiro nessa grande viagem.
Curta Nacional. Dia 9, às 18h.

Off Making
Brasil, 2011. Direção: Beto Schultz. Com: Herbert Bianchi, Marcela Silvestri e Marcelo Pacífico. 14 min.
Nessa mistura de documentário e ficção, vemos um filme dentro de outro filme. É um making of com a visão do diretor Beto Schultz sobre o curta "Ao Meu Pai com Carinho", de Fausto Noro, em que Márcio, um jovem de classe média é vítima de sequestro relâmpago. Os bandidos erram a ligação e negociam com Bruno, um jovem que acredita se tratar de um trote e decide entrar na brincadeira, acabando por surpreender os sequestradores.
Curta Nacional. Dia 11, às 18h15.

O Pai Daquele Menino
Brasil, 2011. Direção: Raul Arthuso. Com: Thomas Huszar, Amazyles de Almeida, Eduardo Semerjian e Beatriz Figueiredo. 14 min.
Márcio acredita que sua mãe tem um caso com o pai de um aluno dela. Enquanto se decide sobre contar tudo para seu pai, Márcio tenta conseguir uma prova definitiva. Porém, a única coisa concreta é uma foto dos dois pouco comprometedora, instaurando a dúvida na cabeça do rapaz se existe mesmo o caso ou se é coisa de sua cabeça.
Curta Nacional. Dia 12, às 20h30.

Polaroid Circus
Brasil, 2011. Direção: Marcos Mello e Jacques Dequeker. Com: Maria Gregersen e Marcos Mello. 15 min.
Maria transita pelas ruas de Paris, palco de encontro de diversos artistas. Ao som de um saxofonista e com sua máquina Polaroid em mãos, ela registra a magia que permeia esses mundos diferentes em uma atmosfera nostálgica, na qual a realidade e a fantasia se misturam.
Curta Nacional. Dia 8, às 20h30.

Uma Primavera
Brasil, 2011. Direção: Gabriela Amaral Almeida. Com: Lúcia Romano e Natália Paz Parnes. 15 min.
No aniversário de 13 anos, Lara é levada por sua mãe para um piquenique no parque. Tudo vai bem, até a menina desaparecer.
Curta Nacional. Dia 12, às 18h15.

Qual Queijo Você Quer
Brasil, 2011. Direção: Cíntia Domit Bittar. Com: Henrique César e Amélia Bittencourt. 12 min.
Margarete tem um súbito ataque de raiva quando seu marido, Afonso, pergunta se ela pode trazer um queijo da venda. O queijo torna-se a faísca para a discussão sobre como o casal conviveu por décadas, os planos que não realizaram e os sonhos que não viveram.
Curta Nacional. Dia 11, às 20h30.

Tela
Brasil, 2011. Direção: Carlos Nader. Com: Luis Miranda e Mariana Ximenes. 15 min.
Sentado na plateia de um cinema, um homem (Luis Miranda) acorda e olha para a tela. "O que é isso?", ele pergunta para sua namorada (Mariana Ximenes). "Um filme", ela responde. O curta é passado apenas dentro de uma sala de cinema.
Curta Nacional. Dia 9, às 20h30.

Trocam-se Bolinhos por Histórias de Vida
Brasil, 2010. Direção: Denise Marchi. Com: Sissi Venturin, Ricardo Fogliatto, Alexandre Scapini e Isadora Pillar. 15 min
A uma semana de seu casamento, Clara (Sissi Venturin) descobre que o noivo não se sente preparado para casar. A única certeza que ela tem agora é que precisa decidir qual rumo dará à sua vida.
Curta Nacional. Dia 10, às 20h30.

Capa

Cinema

Festival de Paulínia exibe 14 longas nacionais em sessões gratuitas

Teatro

Peça de Woody Allen "Adultérios" tem no elenco Fabio Assunção

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.