Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 2008

 

fale com o guia @

EXPOSIÇÕES

O ArtDeco Brasileiro: a Coleção Fulvia e Adolpho Leirner

Art déco protagoniza mostra na Pinacoteca

Juliana Nadin

As belas formas geométricas e o design abstrato art déco de 38 objetos da coleção de Fulvia e Adolpho Leiner, uma das mais significativas do Brasil, podem ser apreciados a partir de amanhã (dia 9), na Pinacoteca do Estado.

A seleção reúne peças de mobiliário, tapeçarias, pinturas e esculturas adquiridas pelo casal durante as décadas de 1970 e 1980.

Apresentando-se originalmente em Paris, no início dos anos 20, como um estilo luxuoso, o art déco (abreviação de "arts décoratifs") agradava a burguesia por utilizar materiais de preços elevados, como marfim e jade. Mais tarde, quando passou a dialogar com a produção indus trial, artistas e decoradores começaram a produzir peças com materiais ordinários e de fácil reprodução em massa.

O estilo reúne influências dos movimentos de vanguarda da época, como o cubismo, a abstração geométrica, o construtivismo e o futurismo.

No Brasil, o art déco é introduzido logo após seu surgimento em Paris, por artistas como o pintor John Graz, a decoradora Regina Gomide Graz e o escultor Victor Brecheret.

Pça. da Luz, 2, Bom Retiro, região central, tel. 3324-1000. Ter. a dom.: 10h às 17h30 (c/ permanência até as 18h). Abertura 9/8. Até 5/10. Livre. Ingr.: R$ 4 (sáb.: grátis). Ingr. combinado: R$ 4 (Estação Pinacoteca e Pinacoteca do Estado). Estac. grátis. Visita monitorada c/ agendamento.
Capa

Dança

A companhia canadense Ballet Jazz de Montreal leva duas coreografias ao teatro Alfa

Concertos

A Sinfônica de Israel interpreta obras de Strauss e Beethoven, sob a regência de Dan Ettinger

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.