Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 12 A 18 FEVEREIRO DE 2010

 

fale com o guia @

EXPOSIÇÕES

Parque Ibirapuera

Gordon Matta-Clark cria fendas no tecido urbano

Fernando Masini

Se ainda estivesse vivo, Gordon Matta-Clark encontraria em São Paulo um terreno fértil para suas intervenções urbanas. O irreverente artista americano, morto em 1978, ganha uma importante retrospectiva de seus trabalhos no MAM, em cartaz a partir de hoje (dia 12).

Conhecido por fazer "cortes" e incisões em edifícios e casas abandonadas, Matta-Clark usou o cenário urbano, como as vielas do Bronx e o cais do rio Hudson, ambos em Nova York, a fim de dar uma resposta ao crescimento desordenado da arquitetura moderna.

A mostra tem Tatiana Cuevas (do Museu de Arte de Lima) e Gabriela Rangel (da Americas Society, de Nova York) como curadoras. Fotos, vídeos e manuscritos desvendam o processo artístico e o resultado de trabalhos como "Splitting" (1974), em que Clark usa uma serra para partir uma casa em dois pedaços.

De sua visita ao Chile, nos anos 1970, a exibição traz imagens que revelam a intervenção, feita com feixes de luz e escavações, na estrutura do Museo Nacional de Bellas Artes.

MAM - Ibirapuera - pq. Ibirapuera - av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, portão 3, Parque Ibirapuera, tel. 5085-1300. Ter. a dom.: 10h às 17h30 (c/ permanência até as 18h). Até 4/4. Livre. Ingr.: R$ 5,50 (dom.: grátis). Estac. (sistema zona azul - no portão 3). a d

MAC expõe obras apreendidas pela Justiça

Telas de artistas renomados como Joan Miró e Cildo Meireles foram parar nos domínios do MAC, na sede do parque Ibirapuera, após a Justiça apreender bens do narcotraficante Juan Ramirez Abadia, do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira e do investidor Naji Nahas.

A exposição, que reúne parte das três coleções, em cartaz desde 13 de janeiro, foi aberta sem alarde e ganhou um nome burocrático: "Coleções sob Guarda Provisória". E, apesar da falta de coesão na seleção das 118 obras, peças importantes de brasileiros e estrangeiros estão por lá.

"A intenção não foi temática. Resolvemos fazer um recorte cru e representativo do perfil das coleções", diz Lisbeth Rebollo, diretora do MAC.

No legado de Nahas, há três pinturas de Miró e uma série de Di Cavalcanti, incluindo "Carnaval" (1968). Quadros de Marco Giannotti e Amélia Toledo, que pertenceram ao colombiano Abadia, também estão expostos.

Outro destaque é a série de desenhos "A Criação do Mundo", de Mira Schendel. É uma mostra inusitada, mas que vale uma visita.

MAC - Ibirapuera - 3º piso - av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, portão 3, Parque Ibirapuera, região sul, tel. 5573-9932. Ter. a dom.: 10h às 18h. Até 31/3. Livre. Grátis. Estac. (sistema zona azul).

Capa

Longe do samba

Especiais destacam shows e baladas para quem quer fugir do Carnaval

Oscar

Estreiam "A Fita Branca" e "Preciosa", filmes que concorrem ao troféu

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.