Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 17 A 23 DE NOVEMBRO DE 2006

 

fale com o guia @

EXPOSIÇÕES

Tesouros do Senhor de Sipán

Mostra enfoca florescimento da cultura mochica

Pedro Ivo Dubra

Os maias, os astecas e os incas mencionados nos livros didáticos não foram os únicos povos a constituírem civilizações complexas na América antes da chegada dos europeus. Uma mostra que se inicia amanhã (dia 18) na Pinacoteca do Estado enfoca um outro grupo importante.

"Tesouros do Senhor de Sipán - O Esplendor da Cultura Mochica" traz pela primeira vez ao país cerca de 300 peças -objetos em metal, paramentos, adornos, jóias e cerâmicas- de um povo que vicejou na costa norte peruana entre os séculos 1º e 7º(os espanhóis só apareceriam por aquelas bandas oito séculos depois).

A cultura mochica -também denominada moche- era regida por um sistema senhorial teocrático e desenvolveu a engenharia hidráulica e o aproveitamento de metais, como o ouro, a prata e o cobre. Em 1987, descobriu-se o conjunto de pirâmides de Sipán, nome de lugar que, na língua mochica, sugere um centro de culto à Lua. O que se encontrou no local constitui parte do acervo que é exposto na Pinacoteca.

Pinacoteca do Estado (pça. da Luz, 2, Bom Retiro, região central, tel. 3229-9844). Ter. a dom.: 10h às 18h. Abertura 18/11. Até 7/1. Ingr.: R$ 4 (estudantes: R$ 2. Sáb.: grátis). Estac. grátis. Visitas monitoradas c/ agendamento. A C D I
Capa

Exposições

A Pinacoteca do Estado reúne, na mostra "Tesouros do Senhor de Sipán", 300 peças da cultura mochica

Dança

O Ballet Nacional de Cuba apresenta o espetáculo "Dom Quixote" no teatro Alfa

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.