Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 13 A 19 DE AGOSTO DE 2010

 

fale com o guia @

TEATRO

ESTREIA A Religiosa

Diderot inspira monólogo sobre falta de liberdade

Gustavo Fioratti

Apesar do título, religião não é o tema central do monólogo "A Religiosa", que a Hospedaria Cia. de Teatro estreia hoje, no Sesc Pinheiros, com direção de João Marcelo Pallottino.

A peça adapta o romance homônimo de Denis Diderot (1713-1784), sobre uma jovem enclausurada no convento. Mas o faz como pretexto para levantar questões relativas à ausência de liberdade também em tempos modernos -nas sociedades democráticas inclusive.

"Não queríamos falar sobre a igreja, mas sim sobre qualquer sistema que aprisiona, que leva alguém a uma clausura não desejada da razão e do próprio corpo", explica Symone Strobel, atriz que ajudou a fundamentar a pesquisa para a adaptação assinada por Maria da Luz.

Assim como Voltaire e Rousseau, o romancista, filósofo e dramaturgo Diderot foi pivô do movimento que culminou na Revolução Francesa, na segunda metade do século 18. Para escrever "A Religiosa", ele partiu de textos sobre um caso verídico de sua época.

Em cena, apenas uma placa de vidro, utilizada como suporte para um jogo de sombras, dá contornos expressionistas à encenação.

Sesc Pinheiros - sala de oficinas - 2º andar - r. Paes Leme, 195, Pinheiros, região oeste, tel. 3095-9400. 30 lugares. Sex.: 20h. Sáb.: 20h e 21h30. Dom.: 18h e 19h30. Até 5/9. Ingr.: R$ 4 a R$ 16. Ingressos esgotados p/ o dia 13/8. d i

Capa

Shows

Festival de jazz promove performances gratuitas no parque Ibirapuera

Restaurantes

Famiglia Mancini reabre reformulado e com novidades no menu

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.