Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 24 A 30 DE MARÇO DE 2006

 

fale com o guia @

TEATRO

UM HOMEM É UM HOMEM

Galpão adapta Brecht para o Oriente Médio

A adaptação de Paulo José com o grupo Galpão para a peça "Um Homem É um Homem", escrita por Bertolt Brecht na década de 20, transforma a cidade imaginária de Kilkoa, na Índia, onde o exército inglês promove uma "guerra pacificadora", em Dagbá, onde as forças do mundo livre empreendem uma "guerra preventiva".

Em outras palavras, o Galpão mostra que o pretexto para se justificar a barbárie ocidental no Oriente, passa o tempo, apenas muda de nome. Bush, nessa versão, é referência -mas não citada diretamente- "e sua representação se resume a um idiota completo no poder", diz o diretor.

O contexto da adaptação, que estréia hoje (dia 24), no Sesc Consolação, guarda diferenças com seu original, mas coloca à frente a mesma história: um estivador recrutado à força por três soldados para se fazer passar por um quarto militar, desaparecido. Movido a chantagens, o sujeito vai incorporando uma identidade nova.

"Eu nasci para matar", desfere ele, que antes se mostrava pacato -em clara referência ao filme "Nascido Para Matar", de Stanley Kubrick. Mais uma vez, o Galpão extrai de sua veia cômica sentido social e político, Brecht puro, agora sobre pernas-de-pau.[GF]

www.sescsp.org.br Sesc Consolação - teatro Sesc Anchieta (r. Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, região central, tel. 3234-3000). 320 lugares. Qui. a sáb.: 21h. Dom.: 19h. Até 23/4. 90 min. Ingr.: R$ 15 a R$ 30. Ar-condicionado Acesso a deficientes
Capa

SHOWS

Jamiroquai faz apresentação única (e lotada) no Credicard Hall

EXPOSIÇÕES

Obras inéditas dos mestres italianos vêm à Pinacoteca

CINEMA

Chega às telas o novo filme de Spike Lee, "O Plano Perfeito"

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.