Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 30 DE JANEIRO A 5 DE FEVEREIRO DE 2009

 

fale com o guia @

TEATRO E DANÇA

Memória da Cana

Newton Moreno revê tragédia rodriguiana

Maria Eugênia de Menezes

Saudado como autor de sua geração, Newton Moreno se lança à obra de Nelson Rodrigues para compor "Memória da Cana", novo espetáculo da cia. Os Fofos Encenam.

Emaranhado de incestos e assassinatos, a "desagradável" tragédia rodriguiana "Álbum de Família" é a base à qual o dramaturgo pretende combinar as memórias pessoais dos atores, todos de ascendência nordestina.

Ainda em construção, a obra (ou uma primeira versão do que ela deve ser quando estrear de fato, em junho) será apresentada ao público em curta temporada a partir de quinta (dia 5), no Itaú Cultural.

Dono de uma dicção particular e contemporânea, o per nambucano Newton Moreno fez das tradições populares a matéria essencial de sua dramaturgia, sem resvalar nas armadilhas do regionalismo. "Nessa montagem, minha intenção foi "nordestinizar' o "Álbum de Família', imprimir ao texto um sotaque do canavial", conta Moreno.

Em "Memória da Cana", a peça de Nelson Rodrigues é lida à luz do conterrâneo Gilberto Freyre, autor que norteia as pesquisas do diretor desde a montagem de "Assombrações do Recife Velho".

Itaú Cultural - av. Paulista, 149, Bela Vista, tel. 2168-1777. 90 lugares. Qui.: 20h. Até 15/2. Grátis. Retirar ingr. c/ 30 min. de antecedência. 90 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
Capa

Cinema

Cecília Roth protagoniza o drama familiar "Ninho Vazio", novo longa do argentino Daniel Burman

Shows

Arnaldo Antunes e Edgar Scandurra tocam juntos no Sesc Pompeia

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.