A história do Fusca

O primeiro passo para a produção do Fusca foi dado no dia 22 de junho de 1934, quando o contrato de produção do carro foi fechado pelo governo alemão

Adolf Hitler (1889-1945), que acabara de assumir o poder, desejava que um carro barato chegasse às ruas

O criador do veículo mais popular do planeta tinha que entregar um automóvel robusto e econômico, que atendesse às exigências do governo

O carro era parte de uma estratégia para dar rodas ao país e desenvolver a indústria

Os primeiros protótipos foram apresentados em 1936, mas o carro só começou a ser produzido em 1938. Chamava-se então KDF-Wagen

A produção foi paralisada durante a Segunda Guerra Mundial.  A fabricação foi retomada ainda em 1945, agora sob o comando dos ingleses

O carro fez parte do processo de reconstrução da Alemanha e começou a ser exportado no fim dos anos 1940

O nome Fusca pegou no Brasil, onde o carro se chamava originalmente Volkswagen Sedan. A origem é atribuída à forma como os alemães pronunciam a sigla VW

As primeiras unidades chegam ao país em 1950, em um pequeno lote importado pela Brasmotor

No ano seguinte, a empresa começou a montar o carro com peças vindas da Alemanha. Cerca de 1.200 unidades foram produzidas até 1953

A montagem nacional do Fusca sob comando da Volkswagen começou em março de 1953, em um galpão alugado no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo

Depois de algumas idas e vindas, em 2020 a Volkswagen anunciou o fim definitivo da produção do Fusca 

Não importa o modelo do carro: quem tem medo de dirigir sempre fica angustiado quando precisa encarar o volante. Conheça algumas dicas para superar esse temor:

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TEXTOS

Eduardo Sodré

IMAGENS

Giphy, Divulgação, Bruna Soares, Gláuber Sampaio, 
Paulo Henrique/Unsplash, Domínio Público, AFP, Folhapress

PRODUÇÃO DE WEB STORIES

Ana Luísa Moraes