Como criar uma rotina e ser mais produtivo trabalhando de casa

Quem precisa manter o foco na hora de trabalhar ou estudar em casa deve criar uma rotina não só para os afazeres profissionais

É necessário planejar o dia inteiro, desde a hora de acordar até dormir, incluindo momentos de lazer e tarefas domésticas

A programação também é uma saída para controlar a ansiedade, afirma Christian Barbosa, empresário especialista em produtividade

1

Organize sua semana de forma mais detalhada possível, com objetivos a curto prazo

2

Crie rituais antes de começar a trabalhar: tomar banho, vestir roupas de escritório e ouvir músicas relaxantes antes de trabalhar são opções

3

Prepare seu ambiente de trabalho: deixe em cima da mesa apenas o que for indispensável para cumprir as tarefas

4

Tenha horários fixos para acordar, intervalos, refeições e para parar de trabalhar. Também é importante fazer pausas

5

Em caso de estresse excessivo, práticas de meditação podem ajudar

6

Planeje seu ambiente de trabalho para minimizar dores no corpo e desconforto. O ideal é que a tela fique na altura dos olhos e que os pés fiquem totalmente apoiados no chão

Bom trabalho!

Ah, e antes de você ir: trabalhar olhando para o computador o dia todo pode deixar a vista cansada. Veja dicas para se proteger do brilho das telas:

Saiba mais

TEXTOS

Marília Miragaia

IMAGENS

Catarina Pignato
Adriano Vizoni, Eduardo Anizelli e Gabriel Cabral/Folhapress
Sharpie, Leon Nikoo, Marc Rodriguez, tatyanazhilyaeva e tunadunn/Giphy

PRODUÇÃO DE WEB STORIES

Rebeca Oliveira

Veja outros Web Stories