Um dos traços marcantes da paisagem em Cuba é a onipresença de carros americanos antigos
Calcula-se que haja cerca de 60 mil veículos 'vintage' em circulação no país, o equivalente a 10% da frota total de carros
São parte da história. Levamos mais de meio século cuidando de automóveis antigos. Sem receber uma peça
Dixie Benítez, taxista
A maioria desses carros chegou a Cuba antes da revolução de Fidel Castro e Che Guevara, em 1959
Mas em 1961 os EUA impuseram um embargo comercial e financeiro à ilha. Com isso, Cuba ficou incapaz de importar novos carros ou peças de reposição
Pouquíssimos modelos têm todas as peças originais. A maioria dos motores são de carros russos, japoneses ou franceses que passaram a ser importados nos anos 1980
Mecânicos locais se autoproclamam os mais criativos e hábeis do mundo por conseguir manter de pé tantos carros antigos
O Plymounth 1950 do taxista Dixie Benítez: motor de Nissan, volante de Mitsubishi
Os mais conservados são usados por turistas que pagam cerca de R$ 80 por um passeio. Como por aqui, os noivos cubanos também gostam de desfilar nas antiguidades
Chevrolet Bel-Air 1956
Como por aqui, os noivos cubanos também gostam de desfilar nas antiguidades
Chevrolet Impala 1958
Espaçosos, também servem de táxi compartilhado para os cubanos e levam até seis passageiros
David, taxista
Veja um guia básico para se virar nas ruas de Havana: