Publicidade
Publicidade

Prefeitura rescinde contrato de obra do Centro Olímpico de Hipismo

A Prefeitura do Rio rescindiu nesta quinta-feira (21) o contrato com a Ibeg Engenharia para a reforma do Centro Olímpico de Hipismo. É o segundo acordo com a empreiteira que o município rompe em uma semana.

O distrato do acordo foi publicado numa edição extra do "Diário Oficial" do município. A empresa foi multada em R$ 10,2 milhões. O custo da obra é de R$ 157 milhões.

No despacho, a prefeitura alega que a empresa não cumpria com as cláusulas contratuais, impedindo a conclusão da obra. A reforma do local de competição do hipismo é a mais atrasada para a Olimpíada, que começa em agosto.

A Ibeg é também líder do consórcio construtor do Centro Olímpico de Tênis, que teve o contrato rescindido há uma semana.

A empreiteira afirmou há uma semana que as obras do hipismo estavam atrasadas porque a prefeitura não entregou projetos executivos para dar intensidade às frentes de trabalho.

A Justiça havia concedido liminar à empresa impedindo qualquer sanção por parte da prefeitura em relação ao contrato do Centro de Hipismo.

Em audiência na última terça-feira (19), a prefeitura reconheceu atraso na entrega de projetos. Mas afirmou que a empresa atrasou frentes de obras que já tinham detalhamento disponível.

De acordo com o sistema financeiro do município, apenas um terço da reforma foi executado até o momento. A Empresa Olímpica Municipal (EOM) não informa a evolução física da obra por se tratar de uma reforma.

A EOM afirma que 90% das obras do Centro de Tênis já foram executadas. O município ainda não escolheu a empreiteira que será responsável por concluí-lo.

Em nota, a Ibeg afirmou que a decisão "desrespeita frontalmente a liminar concedida no dia 14".

A empresa voltou a afirmar que o município tem atrasado pagamentos, o que tem gerado desequilíbrio econômico-financeiro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade