Publicidade
Publicidade

Confederação mantém seletiva da natação em centro aquático olímpico

O Troféu Maria Lenk de natação, que será a última seletiva nacional e também evento-teste dos Jogos do Rio, será realizado no novo centro aquático localizado dentro do Parque Olímpico na Barra da Tijuca.

A competição ocorrerá de 15 a 20 de abril e definirá a seleção brasileira para a Olimpíada. Também será aceita a presença de estrangeiros –um máximo de 200. Devido às questões pendentes de acabamento e a um aumento no custo geral de organização, o campeonato será fechado ao público.

A decisão foi tomada pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), que é responsável pela organização do Troféu Maria Lenk, após inspeção realizada nesta terça-feira (15).

O novo centro aquático está com cerca de 90% de conclusão, mas temia-se que o fato de não estar totalmente finalizado pudesse acarretar risco à segurança dos participantes.

Por causa dessa incerteza, o evento poderia ser levado para o Parque Aquático Maria Lenk, que também fica dentro do complexo do Parque Olímpico. A instalação foi aberta para o Pan do Rio-2007 e receberá competição de saltos ornamentais na Rio-2016.

Em fevereiro, a Fina (Federação Internacional de Natação) expressou preocupação com a conclusão do novo centro aquático e aventou a ideia de um plano B.

"Visitamos a obra há alguns dias, e única coisa que não temos certeza é se vai estar tudo pronto para o evento-teste. Como a data não pode ser alterada, já que essa vai ser a seletiva do Brasil para os Jogos Olímpicos, estamos trabalhando com um plano B, que é realizar o torneio aqui [no Centro Aquático Maria Lenk]", disse Cornel Marculescu, diretor-executivo da Fina, ao UOL (empresa do Grupo Folha, que edita a Folha), durante o evento-teste dos saltos ornamentais, em fevereiro.

Na ocasião, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), rebateu e disse que não havia "o menor risco" de o novo centro aquático não ficar pronto para o evento-teste. A organização e a palavra final, porém, ficavam a cargo da CBDA, que se reporta à Fina.

O Troféu Maria Lenk será a segunda e definitiva seletiva olímpica nacional. Na primeira, realizada em dezembro em Palhoça (SC), 25 nadadores conseguiram desempenhos dentro do índice de classificação estabelecido dentro de suas respectivas provas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade