Publicidade
Publicidade

Murer põe à prova preparação para a Rio-16 em estreia no Mundial indoor

Principal aposta brasileira de medalha olímpica no atletismo, Fabiana Murer, 35, começa a pôr à prova sua preparação para a Rio-2016 na noite desta quinta-feira (17).

Logo no primeiro dia do Mundial indoor de Portland, nos EUA, a paulista disputa a final do salto com vara, a partir das 23h05 (de Brasília).

A competição pode ser um aperitivo para Fabiana. E reforçar sua convicção de candidata a pódio em agosto.

No ano passado, ela conquistou prata no Mundial ao ar livre (outdoor) de Pequim, realizado em condições idênticas às dos Jogos Olímpicos.

Agora, Fabiana encontrará rivais contra quem vai duelar no Rio, como a americana Jennifer Suhr, campeã olímpica, e a grega Nikoleta Kiriakopoulou, bronze na China.

A única –e maior– ausência é da cubana Yarisley Silva, vice-campeã olímpica e ouro em Pequim, para acompanhar seu marido, que se recupera de acidente.

"Muitas meninas novas estão saltando alto e a concorrência vai ser forte", disse Fabiana. "Estou confiante para saltar alto. Se for suficiente para uma medalha vou ficar muito contente. Se não, mas se eu conseguir
saltar alto, fico contente também."

A brasileira foi campeã mundial indoor em 2010, em Doha, no Qatar. Nesta temporada, sua melhor marca é 4,71 m, bem distante dos 5,03 m de Jennifer Suhr, até agora melhor desempenho do ano.

"Queremos fazer um bom Mundial. A temporada indoor teve poucas boas competições, mas ela compete por boa marca e para brigar pelo pódio", disse Elson Miranda, marido e técnico de Fabiana.

Ambos testam nesse primeiro semestre um sistema diferente de preparação olímpica em comparação com o feito antes de Londres-2012.

Há quatro anos, eles priorizaram treinamentos em detrimento de competições e consideraram a estratégia equivocada. Prova disso é que, neste ano, Fabiana já salto em Estocolmo e em Clermont-Ferrand, na França.

MASCULINO

A outra prova agendada para esta quinta em Portland também verá brasileiro com chance de medalha. No salto com vara masculino, Thiago Braz entra na disputa com quarta melhor marca: 5,93 m.

O paulista, que está baseado na Itália há mais de um ano, ele decepcionou tanto no Pan de Toronto quanto no Mundial de Pequim –em ambos entrou com registros entre os melhores do mundo e nem ficou perto do pódio.

Augusto Dutra é o outro saltador brasileiro que competirá na prova. O favorito é o francês Renaud Lavillenie, atual recordista mundial.

Além do trio do salto com vara, o Brasil é representado no torneio por outros sete atletas. O Mundial de Portland termina domingo (20).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade