Publicidade
Publicidade

Etiene Medeiros faz índice olímpico nos 100 m costas e fala em 'alívio'

Ao bater na parede e ver que tinha feito 1min00s00 nos 100 m costas, abaixo do índice estabelecido para os Jogos Olímpicos do Rio, Etiene Medeiros, 24, enfim relaxou.

"Aliviada. Esse é o termo para dizer como estou", disse ela neste sábado (16), depois das eliminatórias da prova no Troféu Maria Lenk, última seletiva da natação nacional, no Rio.

Principal nadadora do país na atualidade, ela praticamente carimbou a vaga olímpica para o estilo com o qual, afirmou, tem "relação de amor" –as finais serão disputadas neste sábado, mas é improvável que será superada.

A pernambucana entrou no Maria Lenk, que inaugura o novo centro aquático olímpico, com índices para os 50 m livre e 100 m livre -também é nome certo para o revezamento 4 x 100 m livre, garantido.

Mas não tinha marca justamente no estilo costas, que lhe deu relevância em nível brasileiro e internacional.

Por exemplo, ela foi ouro no Pan de Toronto nos 100 m costas, prata no Mundial de Kazan nos 50 m costas e campeã mundial em piscina curta nos 50 m costas, em Doha-2014.

Ela se tornou a primeira nadadora brasileira a conquistar títulos mundiais em todos os tempos. Também foi a primeira a quebrar um recorde mundial, o dos 50 m costas, em piscina curta.

"Foi o índice mais difícil que fiz [o dos 100 m costas]. Acabou até gerando uma certa pressão para mim", disse Etiene.

"Mas eu preciso melhorar para agosto, nos Jogos", complementou. Ela é somente a 17ª melhor do mundo em 2015, com a marca feita.

No Troféu Maria Lenk, ela ainda vai nadar os 100 m livre, na segunda-feira (18), e os 50 m livre, na quarta (20).

Ainda neste sábado, outro destaque das eliminatórias do campeonato foi Guilherme Guido, 29, que ficou a um centésimo de seu próprio recorde sul-americano ao cravar 53s10 nos 100 m costas.

"Estava esperando nadar abaixo de 52".

Apesar da insatisfação, ele está muito à frente dos concorrentes e praticamente detém a vaga olímpica.

"Estou em minha melhor forma. Venho fazendo um trabalho bom, é só ajustar o que tive de errado", disse ele, sobre expectativas em relação aos Jogos.

Que esporte é esse? - Natação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade