Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rio-2016

Na natação, Brasil vê evolução em revezamento misto para o Rio

Com duas marcas no top 5 do ranking mundial dos estilos costas e peito estabelecidas nos dois primeiros dias do Troféu Maria Lenk, a natação brasileira passa a ver com carinho o revezamento 4 x 100 m medley masculino.

Na sexta (15), data que abriu a última seletiva nacional, João Gomes Júnior venceu os 100 m peito para 59s06, segundo melhor registro do ano. Neste sábado (16), Guilherme Guido foi o melhor nas eliminatórias dos 100 m costas em 53s10, quinto do mundo. Ambos garantiram vaga para os Jogos Olímpicos do Rio, em agosto.

Mais que isso, deram a ideia de que é possível ter boa formação do país no revezamento, que envolve os quatro estilos -a ordem é costas, peito, borboleta e livre; o Brasil já tem vaga para essa prova.

Até há pouco, o nado costas era a fraqueza do time.

Mas, com a ascensão de Guido, a expectativa mudou. "Estou na melhor forma", disse o nadador, que não gostou do tempo da manhã.

Satiro Sodre/SSPress/Divulgação
Guilherme Guido. Trofeu Maria Lenk de Natacao, realizado no Centro Aquatico Olimpico. 16 de abril de 2016, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/ SSPress ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Guilherme Guido durante o Troféu Maria Lenk de natação realizado no Centro Aquático Olímpico

O país tem bons nadadores nos 100 m livre -desde Marcelo Chierighini, quinto no Mundial de Kazan-2015, ao campeão olímpico júnior Matheus Santana, entre outros.

O maior desafio é encontrar um representante nos 100 m borboleta. Até o momento, Henrique Martins e Marcos Macedo têm índice para a prova, mas estão longe da elite. A definição será na quarta-feira (20).

A avaliação da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) é de que é cedo para se pensar em disputa por medalhas, porém já existe potencial para sonhar.

Segundo Alberto Pinto da Silva, treinador-chefe da seleção masculina, a entidade planeja potencializar as chances do time. Para isso, deve montar estratégia de treinos com nadadores para aperfeiçoar passagens, partidas e o espírito de grupo.

A ideia do técnico é fazer preparo semelhante ao feito com o revezamento 4 x 100 m livre. Na temporada passada, um grupo composto por Santana, Chierighini, Cesar Cielo, Bruno Fratus e João de Lucca fez treinos específicos.

Sem contar com Cielo, o quarteto conquistou o ouro no Pan de Toronto e ficou em quarto lugar em Kazan. O Brasil é apontado como um dos fortes candidatos a medalha nos Jogos Olímpicos do Rio.
O plano é que o revezamento medley surpreenda e chegue no mesmo patamar.

"O time do Brasil está mais maduro, e reflete nos resultados. Esse revezamento bem para brigar por medalha", afirmou João Gomes Júnior.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade