Publicidade
Publicidade

Barcelona anuncia, e CBF confirma que Neymar jogará apenas a Rio-2016

O Barcelona anunciou nesta quarta-feira (20) que o atacante Neymar jogará apenas a Olimpíada do Rio, em agosto. Com isso, o jogador está fora da Copa América Centenário, que será realizada em junho, nos EUA.

A CBF, que tentava convencer o clube espanhol a liberar o atleta para jogar as duas competições, confirmou a informação.

A Folha apurou que a decisão foi do presidente Marco Polo Del Nero, por entender que ganhar o ouro inédito, na Olimpíada do Brasil, é mais importante do que vencer mais uma Copa América.

A decisão, porém, é ruim para o técnico Dunga, que não terá o principal destaque da seleção no torneio que pode determinar o seu futuro como técnico da equipe nacional.

Com o time em sexto nas eliminatórias para a Copa-2018, Dunga depende de uma boa participação no torneio continental para permanecer no cargo –ele queria Neymar na Copa América porque sabe que pode não chegar à Olimpíada.

Sem Neymar, a seleção de Dunga não é a mesma. Uma das duas derrotas nesta passagem do técnico pela seleção foi sem o craque, contra o Chile, em setembro de 2015, na estreia das eliminatórias. Ele estava suspenso por ter xingado o árbitro Enrique Osses justamente na outra derrota desta era Dunga, para a Colômbia, na Copa América chilena, em junho do ano passado.

O aproveitamento da seleção de Dunga com Neymar em campo é de 85,4% dos pontos disputados, mas despenca para 61,1% sem ele.

As demais seleções da Copa América, porém, terão força máxima. A Argentina, que também jogará a Rio-2016, terá Messi na Copa América, mas não na Olimpíada.

O torneio será disputado pelas dez seleções filiadas à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e também por seis da Concacaf, confederação das Américas do Norte e Central, com a presença de Estados Unidos e México.

"O Barcelona agradece a Confederação Brasileira de Futebol e o seu presidente, Marco Polo Del Nero, que aceitaram a proposta feita pelo clube de que Neymar tenha que disputar apenas os Jogos Olímpicos de 2016, que acontecem entre 3 e 21 de agosto", disse o clube em nota.

"Desta maneira, Neymar está livre de jogar a Copa América que acontecerá nos Estados Unidos entre 3 e 26 de junho", afirmou.

O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, enviou a carta que atendeu ao desejo do Barcelona. O clube sempre quis que Neymar jogasse a Olimpíada, em agosto, por entender que será o início da pré-temporada do atleta –ele, portanto, terá férias a partir de 23 de maio, um dia depois de o Barça jogar a final da Copa do Rei, contra o Sevilla.

A previsão é que a seleção olímpica, formada por atletas sub-23, mas com três reforços veteranos (caso de Neymar), se apresente em 20 de julho para iniciar a preparação para os Jogos Olímpicos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade