Publicidade
Publicidade

Envolvida em caso de doping, Ana Cláudia Lemos é demitida de clube

O clube BM&F/Bovespa anunciou nesta quinta-feira (12) a demissão da atleta Ana Cláudia Lemos, 27, de sua equipe de atletismo.

Velocista com índice nos 100 m e 200 m para os Jogos Olímpicos do Rio, ela foi suspensa por cinco meses das competições por ter sido flagrada em exame antidoping.

O julgamento ocorreu no último sábado (7), no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A atleta terá sua punição encerrada no dia 2 de julho, o que não a impediria de disputar a Olimpíada do Rio-2016. Porém, o caso ainda será levado o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), que pode optar por ampliar a punição.

A exclusão anunciada pela BM&F/Bovespa é baseada na violação do código de conduta e regulamento do clube, que prevê "proibição, em qualquer hipótese, de consumo de complemento e/ou suplementos alimentares sem o prévio e expresso consentimento da equipe de suporte do clube (médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos), o que foi relatado pela própria atleta no processo em andamento nas instâncias esportivas".

Flagrada com o esteroide Oxandrolona em exame realizado no dia 3 de fevereiro, Ana Cláudia e sua defesa alegaram que a substância estava presente em um medicamento utilizado pela atleta que foi contaminado durante a manipulação em farmácia.

Com índice para participar dos 100 m e 200 m na Rio-2016, a velocista é considerada peça chave para o revezamento 4 x 100 m rasos. Tais marcas foram obtidas antes de ela ser pega com doping, o que não as cancelaria. A atleta está fora do Campeonato Ibero-Americano, evento-teste do atletismo na Rio-2016, que será disputado entre os dias 14 e 16 de maio no estádio Engenhão.

Ela está proibida de participar de treinamentos e competições oficiais até o término da suspensão, em 2 de julho. A atleta não se pronunciará sobre o assunto até o fim da punição.

Agência Luz/BM&FBOVESPA
A velocista brasileira Ana Cláudia Lemos com a bandeira de seu ex-clube
A velocista brasileira Ana Cláudia Lemos com a bandeira de seu ex-clube
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade