Publicidade
Publicidade

Nascida na Venezuela, campeã de Roland Garros pode jogar Rio-2016 com Nadal

Corinne Dubreuil/FFT/Reuters
A espanhola Garbiñe Muguruza abraça o troféu de campeã de Roland Garros no vestiário em Paris
A espanhola Garbiñe Muguruza abraça o troféu de campeã de Roland Garros no vestiário em Paris

A espanhola Garbiñe Muguruza, 22, conquistou neste sábado (4) o torneio de Roland Garros, seu primeiro título de Grand Slam.

E o feito aconteceu justamente contra Serena Williams, 34, que tentava igualar o recorde de títulos nos quatro principais torneios do mundo, que ainda pertence a Steffi Graf. A alemã tem 22, a americana continua com 21.

Muguruza venceu a número um do mundo por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/4. A partida foi uma espécie de revanche para a atual número quatro do ranking mundial, que perdeu a decisão de Wimbledon, na Inglaterra, no ano passado, para Serena.

"Eu cresci jogando no saibro, então vencer aqui significa muito para mim", afirmou Muguruza.

A espanhola já havia vencido a americana em Roland Garros, em 2014, na segunda rodada, também por 2 a 0 (com um duplo 6/2). Na época com 20 anos, ela era a 35ª colocada no ranking.

Em Paris, neste sábado, Muguruza também quebrou um tabu que durava desde 1998, quando pela última vez uma espanhola foi campeã em Roland Garros, com Arantxa Sánchez-Vicario.

Esta foi a primeira vez que Serena perdeu uma final do Grand Slam francês -ela é tricampeã (2002, 2013 e 2015).

"Paris é o torneio dos espanhóis", disse Muguruza após conquistar Roland Garros.

"É uma vitória muito importante para mim e para o tênis espanhol", completou.

Logo após a conquista dela, os espanhóis Marc e Feliciano López venceram os irmãos americanos Bob e Mike Bryan por 2 sets a 1 e conquistaram o título de duplas no saibro francês.

A baixa da Espanha, neste ano, foi Rafael Nadal. Nove vezes campeão em Roland Garros, ele abandonou o torneio na terceira rodada, devido a uma lesão no punho.

Antes de Roland Garros, aliás, Toni Nadal, tio e treinador de Rafael, disse que ele gostaria de jogar o torneio olímpico de simples, duplas e duplas mistas no Rio, em agosto. E Muguruza já tinha sido nomeada por Nadal como sua parceira nos Jogos.

Muguruza nasceu na Venezuela, filha de pai espanhol e mãe venezuelana. Aos seis anos mudou-se para a Espanha e decidiu defender o país.

Profissional desde 2011, a espanhola tinha até agora dois títulos da WTA (associação feminina de tênis) em simples: Pequim (China), em 2015, e Hobart (Austrália), em 2014. Em duplas ela acumula mais cinco títulos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade