Publicidade
Publicidade

Brasil cai em grupo forte com EUA, França e Itália no vôlei masculino da Rio-2016

A FIVB (Federação Internacional de Vôlei) anunciou nesta segunda-feira (6) os grupos da primeira fase do torneio masculino da Rio-2016, que começa em agosto. E a seleção brasileira não terá vida fácil.

O time que é comandado pelo técnico Bernardinho está na chave A, ao lado de seleções fortes como Itália, Estados Unidos e França. Canadá e México completam o grupo.

Na chave B estão Polônia, Rússia, Argentina, Irã, Cuba e Egito.

FIVB/Divulgação
O técnico Bernardinho conversa com jogadores da seleção brasileira
O técnico Bernardinho conversa com jogadores da seleção brasileira

Os grupos foram definidos de acordo com o ranking mundial. Por ser anfitrião e número um do ranking, o Brasil é o cabeça de chave do A, enquanto a Polônia, segunda do ranking, ficou no B.

A última seleção a garantir vaga na Olimpíada foi o México, que carimbou o seu passaporte para o Rio no domingo (5) pelo torneio pré-olímpico disputado contra Tunísia, Chile e Argélia.

O sistema de classificação na Rio-2016 continua o mesmo de Londres-2012. Das seis equipes de cada grupo, as quatro primeiras avançam para as quartas de final, enquanto as outras duas são eliminadas.

GRUPOS DO VÔLEI MASCULINO NA RIO-2016 - Países e as respectivas colocações no ranking mundial

A tabela com ordem dos confrontos, dias e horários ainda não foi divulgada.

Nesta primeira fase, a seleção de Bernardinho vai encarar potências do vôlei mundial, como os Estados Unidos, algozes na final da Olimpíada de 2008, em Pequim, na China, e na decisão da Liga Mundial de 2014.

Já a França é a atual campeã da Liga Mundial. A fase final do torneio de 2015 foi disputada no Rio, e os franceses conseguiram derrotar o Brasil por 3 sets a 1 pelo Grupo I –a seleção de Bernardinho ficou fora da semifinal.

A Itália, por sua vez, é uma histórica rival do Brasil no vôlei e ocupa, atualmente, a quarta posição do ranking.

O atual campeão da Olimpíada é a Rússia, que bateu a seleção brasileira em 2012, em Londres, na final, por 3 sets a 2.

Vôlei

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade