Publicidade
Publicidade

Rio-2016 terá medalhas com guizos e grama artificial no pódio

As medalhas da Paraolimpíada da Rio-16 terão guizos com "som da vitória". Já o pódio na Olimpíada terá grama artificial.

O comitê organizador da Rio-16 apresentou nesta terça-feira (14) detalhes sobre a cerimônia de premiação dos Jogos.

Chamada Medalhas

As medalhas da Olimpíada terão folhas de louro na parte da frente, principal símbolo da vitória olímpica. No verso, é a imagem padrão da deusa Nike.

As paraolímpicas têm seixos que representam sementes. No verso, o símbolo paraolímpico, além de sons nas medalhas. Elas têm esferas de aço que emitirão sons metálicos em tons distintos entre ouro (mais forte), prata (intermediário) e bronze (mais fracos).

A Casa da Moeda do Brasil produziu 2.488 medalhas olímpicas e 2.642 paraolímpicas. De acordo com a entidade, 30% da prata e bronze utilizados na produção são reciclados. O ouro é isento de mercúrio.

O pódio terá grama artificial na frente. Os condutores das medalhas até os atletas vencedores vestirão trajes desenhados pela estilista Andrea Marques.

As medalhas olimpicas

"UM MUNDO NOVO"

O Comitê Rio-2016 também apresentou nesta terça o slogan dos Jogos Olímpicos do Rio: "Um mundo novo" (ou "a new world", em inglês).

A frase-símbolo do evento foi apresentada com dois anos de atraso. Inicialmente, ela seria divulgada no dia 5 de agosto de 2014. Discussões entre governo e Comitê Organizador sobre a frase acabaram durando bem mais que o esperado e atrapalharam os planos originais.

"Com novos olhares, exemplos e heróis. Inspirado pelo poder de transformação do esporte, esse é o slogan dos Jogos", explicou o comitê organizador.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade