Publicidade
Publicidade

Rússia divulga atletas que pretendem driblar suspensão para ir aos Jogos

A Araf (Federação de Atletismo da Rússia) divulgou, nesta terça-feira (5), uma lista de 68 atletas russos que pediram ao CAS (Tribunal de Arbitragem do Esporte) para competir nos Jogos Olímpicos no Rio, embora a federação tenha sido suspensa.

Atletas como a bicampeã olímpica de salto com vara Ielena Isinbaieva, o campeão mundial de 110m com barreiras Sergei Shubenkov e o campeão olímpico de salto em altura Ivan Ukhov fazem parte da lista.

"Cada atleta enviou um pedido pessoal à Iaaf (Federação Internacional de Atletismo) para aprovação, devido à suspensão atual", disse a federação russa em comunicado.

Imerso em um enorme escândalo de doping e corrupção generalizada, o atletismo russo foi suspenso, no dia 17 de junho, e não poderá participar dos Jogos.

A Iaaf, contudo, havia aberto a possibilidade para que atletas da Rússia comprovadamente livres de doping pudessem receber autorizações especiais para competir no Rio.

O TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) deve decidir até 21 de julho se os 68 atletas participam, ou não, dos Jogos.

Por enquanto o único atleta russo que foi autorizado a participar na Rio-2016 é a especialista em 800 metros Iulia Stepanova, que revelou a existência de um sistema organizado de doping no atletismo russo.

ESQUEMA DE DOPAGEM

Em novembro passado, uma comissão independente instituída pela Wada (Agência Mundial Antidoping, na sigla em inglês) revelou um amplo esquema estatal de dopagem, centrado principalmente no atletismo.

O sistema, em vigor por anos, envolvia atletas, técnicos, dirigentes, médicos, o laboratório certificado pela Wada e até mesmo o serviço secreto do país. O relatório indicou também anuência do governo russo, que negou enfaticamente as acusações.

A base da investigação foi um documentário levado ao ar pelo canal alemão ARD com delação de uma atleta e um ex-funcionário da agência antidoping nacional.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade