Publicidade
Publicidade

Principal cavaleiro do Brasil, Rodrigo Pessoa fica na reserva na Rio-2016

A CBH (Confederação Brasileira Hipismo) anunciou nesta segunda-feira (18) a equipe que representará o país na Rio-2016.

A surpresa ficou por conta da colocação de Rodrigo Pessoa na reserva da categoria salto. O cavaleiro é o único campeão olímpico brasileiro no hipismo e, caso nenhum cavaleiro brasileiro do salto deixe de participar, Pessoa não participará da Olimpíada.

Segundo Luiz Roberto Giugni, presidente da CBH, a decisão foi tomada pelo técnico George Morris com base em critérios objetivos.

"Rodrigo Pessoa dispensa apresentações, é o nosso principal cavaleiro, campeão olímpico. A decisão foi tomada pelo nosso técnico, George Morris, pensando em brigar lá em cima sem a menor ponta de dúvida, especialmente em termos de cavalo", explicou, ressaltando que a CBH não interferiria em decisões técnicas.

Flavio Florido - 4.ago.2012/UOL
Rodrigo Pessoa em ação nos Jogos Olímpicos de Londres
Rodrigo Pessoa em ação nos Jogos Olímpicos de Londres

"Procuramos seguir absolutamente o que nos passa a equipe técnica. Hoje, não temos um super cavalo com o Rodrigo devido a problemas veterinários".

Giugni explica que Ferro Chin, que vinha sendo preparado por Pessoa para a Rio-2016, teve que passar por cirurgia há um mês devido a cólica, ao passo que Status, outra possível escolha do cavaleiro, "não vinha com resultados convincentes". Cadjanine é a égua que ele montará na Rio-2016.

Doda Miranda, um dos principais cavaleiros do grupo, tentou diminuir a importância da posição de Pessoa na reserva.

"Temos uma das equipes mais fortes, tanto pelos cavalos e cavaleiros como pela união. Muitos de vocês devem colocar em dúvida nossa equipe com o Rodrigo na reserva, mas a gente deve ver por outro ângulo. Imagine o quanto a equipe evoluiu se o Rodrigo é o nosso quinto", disse.

A equipe brasileira de salto será composta por Doda Miranda, Eduardo Menezes, Pedro Veniss e Stephan Barcha, com Pessoa como reserva.

No adestramento, Giovanna Pass, João Victor Oliva, Luiza Tavares de Almeida, Pedro Tavares de Almeida, com Manuel Tavares na reserva, compõem o grupo.

No concurso completo, Carlos Paro, Márcio Appel, Marcio Carvalho e Ruy Fonseca serão os titulares, enquanto Nilson Moreira está na reserva.

Brasileiros na Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade