Publicidade
Publicidade

Porta-bandeira do Brasil na abertura da Rio vai ser escolhido por votação em site

O porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, em 5 de agosto, será escolhido por votação pública em um site da Globo, a partir do próximo domingo (24).

O mais votado será anunciado no dia 31 deste mês, durante o Fantástico, também da Rede Globo, confirmou a emissora carioca à Folha nesta segunda (18).

Eduardo Knapp/Folhapress
Sao Paulo, SP, BRASIL, 19-06-2011, 11h05: Serginho incentiva companheiros da selecao Brasileira que mesmo sem jogar bem vence por 3 x 0 o segundo jogo contra Porto Rico pela Liga Mundial de Volei no Ginasio do Ibirapuera (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress, ESPORTES)
Serginho incentiva companheiros da seleção em vitória sobre Porto Rico na Liga Mundial de 2011

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) não confirma, mas a Folha apurou que três nomes foram indicados: Robert Scheidt (vela), Serginho (vôlei) e Yane Marques (pentatlo moderno).

O paulista Scheidt, 43, é o maior medalhista brasileiro da história dos Jogos, com dois ouros (1996 e 2004), duas pratas (2000 e 2008) e um bronze (2012). Ele foi o porta-bandeira do país em Pequim-2008.

O paranaense Serginho, 40, foi campeão dos Jogos em Atenas-2004, depois conquistou a prata em Pequim-2008 e Londres-2012. É o único da atual seleção masculina de vôlei com um ouro olímpico. O vôlei nunca teve um atleta como porta-bandeira da delegação brasileira.

Danilo Verpa/Folhapress
COM FOLEGO - atletas com mais de quarenta (40) anos - robert scheidt
Robert Scheidt durante competição de vela

A pernambucana Yane, 32, ganhou o bronze nos Jogos de Londres-2012, a primeira e única medalha do pentatlo moderno brasileiro na história olímpica. É a única mulher entre as indicadas.

A Folha apurou que o COB gostaria que um campeão ou bicampeão olímpico fosse porta-bandeira na festa da noite de sexta (5), no Maracanã.

O porta-bandeira do Brasil nos Jogos de Londres, em 2012, foi o cavaleiro Rodrigo Pessoa. O medalhista de ouro foi anunciado como reserva na equipe brasileira de hipismo para a Olimpíada nesta segunda.

Na delegação brasileira para a Olimpíada do Rio há 14 atletas que já conquistaram o ouro: Sarah Menezes (judô), Arthur Zanetti (ginástica), Robert Scheidt (vela), Rodrigo Pessoa (hipismo, porta-bandeira do Brasil em 2012), Thaísa, Fabiana, Sheilla, Fê Garay, Jaqueline, Dani Lins, Adenízia, Tandara e Natália (todas do vôlei), além de Serginho.

Sarah e Zanetti competem logo no primeiro dia, assim como as jogadoras da seleção de vôlei. Fato que tira todos eles da cerimônia de abertura.

Luiz Carlos Murauskas - 4.nov.2015/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 04-11-2015 10h43: : *Yane Marques, Pentatlo moderno A final da 17» edicao da Seletiva de Kart Petrobras, no kartodromo Granja Viana, em Sao Paulo, tera a presenca de 12 atletas do Time Petrobras que participarao de uma corrida especial. Entre os convidados estao Flavia Figueiredo (boxe), Karina Lakerbai (esgrima), Yane Marques (pentatlo moderno), Larissa e Talita (volei de praia), Gabriel Moraes (remo), Mayra Aguiar (judo), Serginho (volei), Marcus Vinicius D'Almeida (tiro com arco) e Angelo Assumpcao (ginastica artastica). O atleta paralimpico Daniel Dias (natacao). ( Foto: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress, FSP - ESPORTE ) ***RESTRICAO***
Yane Marques, do pentatlo moderno, participa de evento

*

Brasileiros na Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade