Publicidade
Publicidade

Macri pretende viajar ao Rio para assistir à abertura dos Jogos Olímpicos

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, pretende estar no Brasil no dia 5 de agosto para assistir à abertura dos Jogos Olímpicos do Rio.

A viagem, que será sua primeira ao país como chefe de Estado, deverá ser confirmada na próxima semana.

Macri esteve no Brasil no início de dezembro, uma semana antes de assumir a Casa Rosada, em sua primeira viagem internacional como presidente eleito –gesto que marcou sua intenção de reaproximar os dois países.

Na ocasião, esteve com a presidente afastada Dilma Rousseff, em Brasília, e com empresários na Fiesp, em São Paulo.

O mandatário tinha planos de voltar ao Brasil no primeiro semestre deste ano, mas desistiu devido à instabilidade política. O processo de impeachment também tem contribuído para que chefes de Estado resistam à ideia de viajar ao Rio para a abertura dos Jogos.

Por enquanto, entre as autoridades confirmadas estão o presidente da França, François Hollande, o secretário de Estado americano, John Kerry, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o presidente da Alemanha, Joachim Gauck, o emir do Qatar, Tamin Bin Hamad Al Thani, e a princesa Anne, da família real britânica (irmã do príncipe Charles).

Se a ida de Macri ao Rio for confirmada, deverão estar na comitiva o ministro de Educação e Esportes, Esteban Bullrich, o secretário de assuntos estratégicos, Fulvio Pompeo, e o prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade