Publicidade
Publicidade

Polícia acompanhará equipe de natação francesa em aclimatação em Porto Alegre

Diante de um cenário de terrorismo, Porto Alegre vai executar uma intensa operação de segurança para receber a equipe francesa de natação a partir de segunda-feira (25).

O país, que detém alguns dos melhores nadadores do mundo, vai fazer a aclimatação final no clube Grêmio Náutico União e pode usar a piscina da PUC-RS. O grupo deve ter 45 membros, dos quais 28 nadadores e 17 oficiais.

Segundo a tenente-coronel Najara Santos da Silva, que responde interinamente pelo comando do policiamento na capital, o esquema de proteção à delegação repetirá o padrão adotado na Copa do Mundo de 2014, se não for maior.

"Não podemos subestimar qualquer evento quando alguém decide fazer o mal. Mas [a vinda da França] causa mais preocupação", afirmou ela à Folha. "Faremos policiamento 24h e usaremos o serviço de inteligência da brigada à paisana na segurança."

Silva afirmou que ainda serão feitas reuniões para determinar o número de agentes envolvidos na operação.

No sábado (23) chegarão os primeiros oficiais da delegação estrangeira. Até o momento, as autoridades gaúchas não foram informados nem mesmo do voo de chegada dos atletas, na segunda.

"Tudo está cercado de mistério. Os franceses estão receosos com tudo", complementou.

A preocupação é tamanha que os brigadistas pedirão aos nadadores não cumprirem o trajeto entre o Grêmio Náutico e o hotel (Sheraton, a três quadras da agremiação) a pé.

"Faremos escolta nos trajetos de ida e volta ao clube. No hotel, teremos uma guarnição, uma viatura com no mínimo dois policiais. Além disso, queremos que haja circulação de outras viaturas na redondeza", disse.

À parte a proteção dos brigadistas, o Grêmio Náutico e o hotel também vão reforçar suas seguranças particulares.

A França conquistou sete medalhas na natação nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, das quais quatro de ouro. No número de medalhas de ouro, ficou atrás apenas de Estados Unidos e China.

Os maiores destaques foram Florent Manaudou, ouro nos 50 m livre, e Yannick Agnel, que triunfou nos 200 m livre e liderou o revezamento 4 x 100 m livre.

A equipe vai treinar até o dia 3 de agosto no Grêmio Náutico e, no mesmo dia, viaja para a Vila Olímpica no Rio. As provas de natação começarão no dia 6 de agosto.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade