Publicidade
Publicidade

Organização dos Jogos é mais importante do que Brasil na competição, diz Ibope

Pesquisa Ibope, divulgada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" nesta terça (27), mostra que os brasileiros consideram o sucesso da organização os Jogos do Rio mais importante que o desempenho dos atletas na competição.

Segundo o levantamento, 59% dos entrevistados afirmam que se importam mais com a realização do evento, e 31% dizem que o fator mais relevante é a performance competitiva dos atletas do Brasil. São 10% os não souberam ou não quiseram responder à pesquisa.

O instituto também comparou a opinião dos brasileiros sobre os Jogos com o que expressaram às vésperas da realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014.

Naquele momento, 51% queriam um bom desempenho na competição, em referência à seleção de futebol, e 24% preferiam uma organização bem-sucedida -18% desejavam ambos e 7% não soube ou quis responder.

O Ibope entrevistou 2002 pessoas em todo o país, entre 14 e 18 de julho.

BENEFÍCIOS E PREJUÍZOS

O Ibope também perguntou aos entrevistados se os Jogos trarão mais benefícios ou mais prejuízos ao país. Enquanto 60% dos entrevistados dizem que o evento terá balanço negativo, 32% declaram que será mais benéfico. São 4% os que afirmam que não terá nem um nem outro resultado e 4% não responderam.

O resultado é semelhante ao de pesquisa do Datafolha sobre o mesmo tema, realizada entre os dias 14 e 15 de julho. Segundo o Datafolha, 63% dos brasileiros acreditam que a Olimpíada no Rio trará mais prejuízos. Para 29%, os benefícios vão prevalecer, e 8% declararam não saber se será um ou outro.

O Datafolha também verificou se os brasileiros eram contra ou a favor da realização dos Jogos no país. Metade dos entrevistados afirmou ser contrária, ante a 40% deles a favor. Foram 9% os brasileiros que se declararam indiferentes, e 1% não respondeu.

O instituto fez 2.792 entrevistas, com pessoas acima de 16 anos, em 171 municípios de todo o país.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade