Publicidade
Publicidade

Fumaça aciona alarme de incêndio em prédio da Austrália na Vila Olímpica

O alarme de incêndio do prédio onde a delegação de atletas da Austrália está instalada na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro, foi acionado na tarde desta sexta-feira (29).

O corpo de bombeiros foi chamado. Pelo menos dois carros entraram no local, em direção ao prédio da equipe australiana.

Reprodução/Twitter/@AUSOlympicTeam
Australianos evacuam prédio após indício de incêndio
Australianos evacuam prédio após indício de incêndio

Segundo o Comitê Organizador da Rio-2016, caixas de papelão queimadas no subsolo provocaram fumaça, que subiu para os outros andares pelo sistema de exaustão. Por cautela, o alerta de incêndio foi acionado.

Os atletas saíram de seus apartamentos, e não há registro de vítimas.

A chefe de missão da Austrália, Kitty Chiller, estava correndo pela zona internacional, espécie de área comum da Vila, e afirmou que a fumaça se tratava de incêndio.

Os atletas voltaram aos seus alojamentos depois da ocorrência.

Mais tarde, em nota, o comitê olímpico da Austrália informou que cerca de 100 atletas e dirigentes do país precisaram evacuar o local.

"As escadas ficaram cheias de fumaça, mas o fogo logo foi contido e ninguém ficou ferido", diz parte do texto.

Ainda de acordo com o comunicado, os integrantes da delegação australiana foram autorizados a regressar ao prédio cerca de 30 minutos depois.

PROBLEMAS NAS INSTALAÇÕES

A delegação da Oceania foi a mais enérgica entre as equipes estrangeiras ao criticar a situação dos apartamentos após a inauguração da Vila no último domingo (24).

Os australianos se queixaram das instalações elétricas e hidráulicas e recusaram a se hospedar até que os problemas estivessem resolvidos.

Reprodução/Twitter/@AUSOlympicTeam
Australianos evacuam prédio após indício de incêndio
Australianos evacuam prédio após indício de incêndio

Em resposta às críticas, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que, para que os atletas da Austrália se sentissem em casa, colocaria um canguru na porta do prédio da delegação estrangeira.

Ele também culpou a organização dos Jogos. A delegação australiana rebateu as declarações de Paes e disse que precisava de encanadores e não de cangurus.

Após a polêmica, o prefeito carioca se desculpou e afirmou que "não queria ter quase criado um incidente diplomático".

Paes ofereceu a chave da cidade aos australianos e recebeu de volta um canguru, símbolo do fairplay na Austrália desde os anos 1980.

VEJA O MAPA DA VILA OLÍMPICA

Vila dos Atletas

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade