Publicidade
Publicidade

Capitão tardio, Phelps se afasta de rótulo de papa-medalhas para virar motivador

Pela primeira vez em 16 anos de seleção norte-americana, Michael Fred Phelps II tem uma responsabilidade além de conquistar o maior número possível de medalhas.

O nadador, que detém o recorde de 22 medalhas olímpicas, das quais 18 de ouro, chegou nas primeiras horas desta terça-feira (2) ao Rio de Janeiro com nova atribuição: se antes já exercia influência pelo exemplo, agora ele será um dos capitães da equipe ianque, em que pese disputar sua quinta edição olímpica.

A condição de líder vai ao encontro do cotidiano atual de Phelps. Após um ciclo olímpico turbulento, no qual envolveu-se em prisão por embriaguez em outubro de 2014 (teve liberdade condicional) e reconheceu vício em bebidas e no pôquer, ele sossegou.

Em maio, assistiu ao nascimento do filho, Boomer, com a modelo Nicole Johnson.

Em junho, participou da seletiva olímpica de seu país com um programa mais enxuto, com classificação para três provas individuais. Se não brilhou, pôs as coisas em perspectiva para os Jogos Olímpicos.

Phelps aterrissou com o restante da delegação da natação dos EUA por volta de 0h30 desta terça e seguiu diretamente para a Vila Olímpica.

À tarde, expôs a nova faceta logo em seu primeiro dia no Rio. Por volta de 13h45, ele chegou com outros 44 nadadores da equipe americana ao Estádio Aquático, localizado no Parque Olímpico da Barra.

Fone de ouvido nos ombros, boné azul encravado na cabeça, tentou passar despercebido enquanto dezenas de outros nadadores se acotovelavam nas raias da piscina, para um primeiro reconhecimento.

O grupo se reuniu em um dos extremos do deck. Começou, então, uma espécia de preleção do astro. Phelps tomou a palavra e, por cerca de três minutos, discursou.

Paulo Conde/Folhapress
O equipe de natação dos Estados Unidos fez um reconhecimento do Estádio Aquatico no início da tarde desta terça-feira (2).O grupo se reuniu no deck da piscina e lá permaneceu por cerca de dez minutos. Michael Phelps, o maior medalhista olímpico da história (22 pódios, dos quais 18 ouros) deu uma preleção para os companheiros.De boné e fones de ouvido, ele falou rapidamente sobre a oportunidade de representar os EUA em uma Olimpíada. O velocista Nathan Adrian, atual campeão olímpico dos 100 m livre, também discursou.
Phelps dá instruções para a equipe de natação dos EUA

Falou aos companheiros sobre o privilégio de participar de uma Olimpíada -a estreia dele foi em Sydney-2000, com um quinto lugar nos 200 m borboleta- e a experiência que todos estão prestes a adquirir.

Depois de palavras de um dos outros capitães do time, o velocista Nathan Adrian, campeão olímpico dos 100 m livre, Phelps puxou o grito: "USA!".

É uma diferença grande em relação a Mundiais e Olimpíadas passadas -o astro costumava assumir papel de liderança, mas o intensificou.

Na sequência da confraternização, Phelps deixou a piscina, mas logo voltou. Trocado e de sunga com cores da bandeira norte-americana.

Treinou por cerca de uma hora (entre 14h15 e 15h15), sob olhares de seu treinador, Bob Bowman. Fez atividades, em sua maioria, leves. No final da sessão, ensaiou algumas largadas do bloco de partida.

Phelps deixou a piscina rapidamente, sem dar entrevistas à imprensa. Só foi abordado enquanto esperava o ônibus para retornar à Vila Olímpica, onde está hospedado.

A nadadora de Comores Mohamed Nazlati pediu uma foto e foi atendida. "Não é sempre que temos chance de vê-lo. Ele foi muito gentil", afirmou o técnico da treinadora.

E nem haverá outras vezes. Phelps promete se aposentar depois dos Jogos do Rio.

É bem verdade que ele chegou a aposentar a touca após a Olimpíada de Londres, mas retornou um ano e meio mais tarde. Mas, aos 31 anos e com um filho a tiracolo, que inclusive virá à cidade vê-lo, é pouco provável que haja uma nova reconsideração.

No Rio, ele nadará os 200 m medley, os 100 m borboleta e os 200 m borboleta -pode nadar, ainda três revezamentos. As provas de natação começarão neste sábado (6).

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade