Publicidade
Publicidade

Presidente da França chega ao Rio para defender candidatura de Paris-2024

Jack Guez/AFP
French President Francois Hollande (R) shakes hands with Brazilian former football player Paulo Lima Cesar Caju, on August 4, 2016 during his visit to Brazil to attend the Opening ceremony of the Rio 2016 Olympic games on August 5. French President Francois Hollande flew into Rio de Janeiro for a two-day visit on Thursday, on a jet bearing the logo for the Paris 2024 Olympic bid. / AFP PHOTO / JACK GUEZ / SOLELY FOR ABACA, BESTIMAGE, SIPA ORG XMIT: 010
O presidente da França, François Hollande, é recebido pelo ex-jogador Paulo Lima Cesar Caju em sua chegada ao Rio

O presidente da França, François Hollande, chegou nesta quinta-feira (4) ao Rio de Janeiro. De olho nos Jogos Olímpicos de 2024, o francês desembarcou para uma visita de dois dias em um avião que exibia o logo da candidatura de Paris à competição.

A prefeita de Paris, Anna Hidalgo, já se encontra no Rio e ambos, além de defender a candidatura parisiense para sediar o evento, participarão da cerimônia de abertura dos Jogos do Rio-2016.

"É uma bela experiência para o que vem a seguir, uma vez que Paris é candidata [aos Jogos Olímpicos de 2024] e nós queremos fazer o melhor para preparar nosso dossiê", disse Hollande. "Paris é uma cidade que está sem os Jogos Olímpicos há muito tempo", brincou.

A capital francesa disputa o direito de receber os Jogos de 2024 com Roma (Itália), Budapeste (Hungria) e Los Angeles (Estados Unidos).

Além de Hollande, a abertura dos Jogos terá a presença de chefes de Estado como Maurício Macri (Argentina), Juan Manuel Santos (Colômbia) e Horacio Cartes (Paraguai), além do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.

SEGURANÇA

Hollande classificou a segurança como "uma condição indispensável". Ele disse saber "que os terroristas podem atacar tudo. Por isso, precisamos de todo o nível de segurança e sei que o Brasil está sendo capaz disso, com uma grande vigilância. É uma exigência necessária."

O presidente da França cometeu também uma gafe. "Quero saudar os Jogos do Rio, porque acredito que serão bem-sucedidos. É a primeira vez que a América Latina acolhe os Jogos Olímpicos", afirmou, se esquecendo que a Cidade do México também já sediou a Olimpíada em 1968. "O Movimento Olímpico é uma ação mundial. Acredito que o Rio estará à altura, será um grande evento."

Escoltado por agentes franceses, Hollande circulou com seguranças e carros da Polícia Federal. Ele também foi acompanhado por Carlos Arthur Nuzamn, presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

"Creio que o presidente Hollande, ao vir aqui, ao vir ao Parque Olímpico de uma maneira tão espontânea, tão agradável, dá essa demonstração de enorme confiança no governo brasileiro, no comitê organizador e no trabalho que está sendo feito", afirmou Nuzman.

Há um receio do governo de que manifestantes contrários a Temer promovam bloqueios no trajeto das autoridades até o Maracanã, além da preocupação de que os atos contra o presidente interino, Michel Temer, atraiam a atenção da mídia internacional.

Para evitar interrupções, as forças militares farão segurança ostensiva na avenida Presidente Vargas, por onde deve passar o comboio das autoridades que sairá do Palácio do Itamaraty, antiga sede da chancelaria brasileira.

A maior parte dos chefes estrangeiros se deslocará em ônibus, com a exceção dos presidentes do Brasil e da França, e do secretário americano John Kerry, que usarão veículos próprios. Caso o trajeto seja bloqueado, não está descartada a possibilidade do uso de helicóptero.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade