Publicidade
Publicidade

Debaixo de vaias, Alemanha empata com o México no futebol masculino; Fiji leva 8

Foi debaixo de vaias que a seleção olímpica da Alemanha empatou em 2 a 2 com o México na estreia do futebol masculino nesta quinta-feira (4) em Salvador.

Em uma Fonte Nova esvaziada e com poucos turistas, os atuais campeões olímpicos ganharam a torcida dos brasileiros, que apoiavam cada ataque do México contra os algozes do Brasil na Copa do Mundo de 2014.

O jogo foi equilibrado e os gols saíram apenas no segundo tempo. Pizarro e Oribe Peralta marcaram para México. Gnabry e Ginter fizeram os gols da Alemanha.

Os mexicanos mostraram um futebol ofensivo no primeiro tempo, com mais chances de gol. Já alemães optaram por trocar passes e manter a posse de bola durante a maior parte do jogo. E tiveram boas chances de gol desperdiçadas, sobretudo no segundo tempo.

Fernando Donasci/Reuters
Rodolfo Pizarro (esq.), do México, tenta passar pela marcação de Sven Bender, da Alemanha
Rodolfo Pizarro (esq.), do México, tenta passar pela marcação de Sven Bender, da Alemanha

O México abriu o placar aos sete minutos do segundo tempo. Após escanteio, centroavante Oribe Peralta marcou de cabeça.

A resposta alemã foi rápida. Aos 13 minutos, após lançamento em profundidade de Süle, o atacante Gnabry chutou forte no canto esquerdo sem chance para o goleiro mexicano.

Três minutos depois, o México desempatou após Pizarro aproveitar um rebote de Bueno, que mandou a bola no travessão após uma cabeçada de peixinho.

A Alemanha só empatou novamente aos 33 minutos, quando o zagueiro Ginter marcou de cabeça.

CLIMA DE BA-VI

Nas arquibancadas, camisas do Bahia e do Vitória predominaram entre os torcedores, que trocavam gozações entre si. Famílias aproveitaram o clima tranquilo e eram a maioria nas arquibancadas da Fonte Nova.

Parte dos torcedores do Bahia apoiaram os alemães. Em 2014, os jogadores da seleção principal Neuer e Schweinsteiger vestiram a camisa do tricolor baiano e cantaram o hino do time durante os treinamentos em Santa Cruz Cabrália, sul da Bahia.

"É claro que a gente sente a derrota do Brasil na Copa. Mas neste jogo torço pelos alemães pelo carinho que eles tiveram com o Bahia", diz o advogado João Lopes, 29.

Torcedores mexicanos foram tietados pelos baianos, que tiravam selfies usando sombreros e com a bandeira da atual campeã olímpica.

Até mesmo o juiz Sérgio Moro foi lembrado por torcedores, que foram ao estádio com camisas de apoio a Operação Lava Jato. "Viemos trazer para o resto do mundo a nossa mensagem de combate à corrupção", disse o médico Antônio Motta, 38.

O México volta o campo no próximo domingo (7), às 13 h, contra a seleção de Fiji na Arena Fonte Nova. A Alemanha encara a Coreia do Sul às 16 h, também em Salvador.

8 A 0

Uma hora depois do empate de 2 a 2 entre Alemanha e México, uma Fonte Nova quase sem público viu a Coreia do Sul golear a frágil seleção de Fiji por 8 a 0.

O time do técnico Shin Taeyon dominou a partida e selou a goleada no segundo tempo, quando marcou sete dos oito gols.

Nas arquibancadas, os baianos adotaram a seleção de Fiji e apoiaram os adversários dos sul-coreanos com gritos de "olê, olê, olê, Fiji, Fiji".

A Coreia abriu o placar no primeiro tempo, com gol de Ryu Seung-Woo. No segundo tempo, os coreanos marcaram três gols em dois minutos.

Aos 16 minutos, o atacante Kwon Chang-Hoon marcou com um chute no canto esquerdo. No minuto seguinte, o mesmo Kwon fez o terceiro dos coreanos. Na sequência, foi a vez de Ryu Seung-Woo marcar com um forte chute de fora da área.

O quinto gol veio aos 26 minutos, marcado por Son Heungmin, de pênalti. O sexto foi marcado por Suk Hyun-Jun.

Aos 45 minutos, Suk Hyun-Jun, de novo, marcou cabeça após cobrança de escanteio. Aos 47 minutos, a Coreia do Sul fechou a goleada após um chute forte de Ryu Seung-Woo.

A Coreia volta o campo no próximo domingo (7), às 16h, contra a Alemanha na Arena Fonte Nova. Fiji encara o México às 13h, também em Salvador.

Um pequeno grupo de torcedores da Coreia do Sul comemorou a vitória da seleção na Fonte Nova. Nenhum turista vindo de Fiji foi encontrado pela Folha.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade