Publicidade
Publicidade

Com defesa forte, seleção de handebol vence Noruega, atual campeã olímpica

A seleção brasileira de handebol feminino mostrou estar determinada a subir ao pódio da Rio-2016 em disputa na Arena do Futuro, dentro do Parque Olímpico.

Com uma defesa sólida e variações no ataque, as mulheres venceram por por 31 a 28 a forte seleção da Noruega, que tenta na Olimpíada a sua terceira medalha de ouro consecutiva, feito que seria inédito para elas.

O Brasil marcou bem o ataque nórdico e até por isso teve várias punições, quando uma atleta deve ficar fora da quadra por dois minutos. Foram oito infrações contra o Brasil e duas contra a defesa da Noruega.

Apesar da euforia e do alívio por terem feito uma boa estreia, o clima entre as jogadoras era de tranquilidade logo após a partida.

"É apenas um jogo da primeira fase. Não muda muito ganhar ou perder. Mas estão todas de parabéns", disse Fabiana Diniz, que recebeu o cartão vermelho no primeiro tempo do jogo e não pôde mais atuar o resto da partida.

"Essa é uma defesa de quem quer buscar o ouro. Estudamos muito a Noruega. Mas soubemos ter paciência e jogar gol a gol", disse Jessica Quintino.

Principalmente no segundo tempo, a goleira Mayssa Pessoa sustentou a diferença do placar a favor do Brasil com importantes defesas em um momento crucial da partida.

Ela defendeu 6 dos 19 arremessos feitos contra ela durante o jogo, um aproveitamento de 32%, que pode ser considerado bom em se tratando de handebol.

A central Ana Paula Rodrigues, com 12 gols, foi o destaque ofensivo da estreia brasileira.

A goleira da Noruega que mais jogou na partida, Kari Grimbso, conseguiu defender 20% dos arremessos do ataque brasileiro.

Principalmente no segundo tempo, o fator casa ajudou a seleção brasileira a abrir cinco gols de vantagem e, depois, administrar a vitória até o fim.

PÚBLICO

As próprias jogadoras estranharam a arena vazia no início da partida, às 9h30. Lentidão na revista dos torcedores na entrada do Parque Olímpico fez com que muitas pessoas chegassem atrasadas.

"Pensamos que por ser o primeiro jogo, de repente aquele seria o público. Mas sabíamos que o público viria", diz Daniela Piedade, outro bom destaque brasileiro na partida.

O Brasil joga a segunda rodada na segunda-feira (7) com a Romênia. As norueguesas vão enfrentar a Espanha. São dois grupos de seis seleções nessa primeira fase. As quatro primeiras se classificam para a fase eliminatória do torneio.

Brasileiros na Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade