Publicidade
Publicidade

Sarah Menezes é eliminada e termina Rio-2016 sem medalhas

A judoca Sarah Menezes, campeã olímpica em Londres-12, sai da Rio-16 sem conquistar medalha. Ela foi derrotada na repescagem pela líder do ranking mundial, Urantsetseg Munkhbat, da Mongólia, por ippon.

A judoca chorou no tatame assim que sofreu o golpe. Em parte pela derrota. Mas também pela dor em razão da imobilização no braço direito –ela sofreu dois ataques neste membro durante a luta–, para o qual precisou de atendimento médico.

Toru Hanai/Reuters
2016 Rio Olympics - Judo - Women -48 kg Repechage Contests - Carioca Arena 2 - Rio de Janeiro, Brazil - 06/08/2016. Urantsetseg Munkhbat (MGL) of Mongolia and Sarah Menezes (BRA) of Brazil compete. REUTERS/Toru Hanai FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: ALP55
Urantsetseg Munkhbat, da Mongólia, e Sarah Menezes, do Brasil, na repescagem do judô

O combate começou com as duas se estudando tanto que ambas foram punidas, por falta de combatividade. Em seguida, a mongol passou a tomar a iniciativa da luta, mas sem conseguir completar os ataques. O fim da luta ocorreu no ponto de ouro –em que vence quem aplicar o primeiro golpe.

Sarah recuperava a carreira após um ciclo olímpico de maus resultados. Este ano, ela voltou a atuar bem e venceu o Grand Prix de Havana. O COB (Comitê Olímpico do Brasil) e a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) não contavam com um novo ouro, mas esperavam um pódio da campeã olímpica.

A judoca fica sem medalha também em razão de uma derrota inesperada. Nas quartas-de-finais, ela perdeu para a cubana Dayaris Mestre Alvarez, 19ª do ranking, de quem a brasileira venceu quatro vezes só este ano.

A cubana tomou a iniciativa da luta e conseguiu provocar um shidô (punição) contra Sarah. Nos minutos seguintes, passou a administrar a luta e passou para a semifinal, deixando a brasileira no caminho.

Em sua primeira luta, Sarah venceu com tranquilidade a belga Charline van Snick, com um yukô.

Brasileiros na Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade