Publicidade
Publicidade

Torcedores enfrentam quase 2 km de caminhada no complexo de Deodoro

Os torcedores da canoagem slalom terão que enfrentar uma caminhada de 1,8 quilômetro para assistir às provas no Parque Radical, no Complexo Esportivo de Deodoro, subúrbio do Rio.

Essa é a distância do percurso recomendado pelo Comitê Rio-2016 desde a estação de trem de Ricardo de Albuquerque, no ramal Japeri, até as arquibancada das provas da modalidade.

A Folha realizou o trajeto na semana passada. Foram 26 minutos de caminhada e pouco mais de 2 mil passos para realizar o trajeto, incluindo um trecho de subida.

Ricardo Moraes/Reuters
An aerial view shows the X-Park at Deodoro Olympic Park ahead of the 2016 Rio Olympics in Rio de Janeiro, Brazil, July 16, 2016. REUTERS/Ricardo Moraes ORG XMIT: RJO18
Vista aérea do Complexo Esportivo de Deodoro

O guia da Rio-2016 prevê uma caminhada de 1 quilômetro, algo como 14 minutos, para o público que pretende assistir à prova. Mas isso quase dobra quando é incluída a caminhada dentro do parque.

Funcionários e voluntários da Rio-2016 reclamam da longa distância. Um funcionária, que pediu para não ser identificada, tem levado garrafa d'água e chapéu para enfrentar o trajeto.

"O sol tem sido intenso, e eu esperava uma distância menor. É bem cansativo. Sobretudo dentro do parque, onde existe uma longa subida até chega a área das arquibancadas", disse ela.

Outra preocupação tem sido com a segurança, especialmente na Avenida Marechal Alencastro, por onde se caminha a maior parte do trajeto entre a estação de trem e as arquibancadas.

Deodoro

"O caminho é ermo, com longos muros ao redor, e passa em frente a um cemitério. Eu tenho dito para as pessoas de fora do Rio evitarem lugares assim", disse uma voluntária carioca.

Segundo a Supervia, concessionária de trem do Rio, 90 mil torcedores e 16.700 trabalhadores (funcionários e voluntários) devem chegar e sair do Parque Radical usando trens.

O Parque Radical ganhou mais fama após moradores de comunidades vizinhas invadirem a piscina de canoagem slalom para se refrescar do calor em setembro do ano passado.

Após o ocorrido, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, decidiu liberar o espaço para o banho dos moradores.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade