Publicidade
Publicidade

Chuva atrasa e adia disputas; tênis, vela, remo e tiro esportivo são afetados

As chuvas e ventos castigaram a cidade do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (10) e provocaram atrasos ou a remarcação de várias competições de esportes, entre os quais tênis, vela, remo e tiro esportivo.

Como Olimpíada molhada não deixa de ser divertida, apesar do mau tempo, os espectadores buscaram as arenas para acompanhar as disputas do dia.

Leonhard Foeger/Reuters
Kristine Esebua, da Geórgia, compete na chuva
Kristine Esebua, da Geórgia, compete na chuva

Um contraponto foi a Arena Copacabana, palco do vôlei de praia, que registrou um público pífio pela manhã –que melhorou à tarde. Na região, capas de chuva eram vendidas entre R$ 5 e R$ 20, dependendo do material e da cara do freguês. Capas produzidas no Brás, em São Paulo, competiam com outras vindas da China.

No estádio de rúgbi, em Deodoro, na zona norte, não faltou bom humor. No local, os alto-falantes tocavam as músicas "Singing In The Rain" (Cantando na Chuva) e "It´s Raining Men" (Está Chovendo Homens).

Os transtornos chegaram junto com uma frente fria que trouxe rajadas de vento de 73,4 km/h, consideradas fortes. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta de perigo devido aos ventos costeiros. O Centro de Hidrografia da Marinha emitiu aviso de ressaca com ondas de até 2,5 m.

O esporte mais prejudicado foi o remo, com 26 provas reagendadas para quinta-feira e outras 16 adiadas para sexta devido aos ventos que atingiram a lagoa Rodrigo de Freitas. No domingo (7), provas tiveram que ser remarcadas pelo mesmo motivo.

Embora ventos fortes sejam prejudiciais ao remo, eles são boa notícia para os velejadores. Mesmo assim foi adiada a última das três regatas da categoria Nacra.

Ruben Sprich/Reuters
Voluntária se protege da chuva durante partida de vôlei de praia
Voluntária se protege da chuva durante partida de vôlei de praia

A final da prova de tiro fossa double, disputada em área aberta –uma máquina lança um prato para o ar e o competidor precisa acertá-lo–, chegou a ter o adiamento confirmado. No entanto, as condições do tempo melhoraram e as provas decisivas ocorreram durante a tarde.

Apesar da preocupação com a prova de ciclismo de estrada, na categoria contra o relógio, a disputa aconteceu sem problemas. O percurso tinha trechos na orla da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes.

Paralisação de rodadas no tênis é rotina da modalidade nos principais torneios do mundo em dias chuvosos. Entre outras, as partidas do torneio de simples entre o astro espanhol Rafael Nadal e o francês Gilles Simon, bem como a do argentino Juan Martin Del Potro e o japonês Taro Daniel, foram adiadas.

A empresa Climatempo prevê para esta quinta céu nublado e chuva leve no Rio. A preocupação é com o vento, de moderado a forte, na madrugada e na manhã, e o mar agitado, com ondas fortes. Um consolo é que partir de sexta o tempo deve melhorar.

José Mariante/Folhapress
Chuva na quadra central do Centro de Tênis
Chuva na quadra central do Centro de Tênis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade