Publicidade
Publicidade

DJs usam música para dar o tom das competições nas arenas do Rio

Na arena de vôlei de praia, em Copacabana, a torcida brasileira estava do lado da dupla feminina egípcia Doaa Elgobashy e Nada Meawad, azaronas do jogo contra as italianas Marta Menegatti e Laura Giombini.

Quando o DJ tocou "Faraó (Divindade do Egito)", do Olodum, então, a arquibancada delirou. Não parou por aí –tocou também "Dança do Ventre", do É o Tchan, para igual empolgação da torcida.

"Esse não é bem o tipo de coisa que a gente recomenda", diz a americana Christy Nicolay, gerente geral de Apresentação de Esporte da Rio-2016, após a Folha explicar a ela o conteúdo dessa última. É ela quem escolhe os DJs das arenas. "É preciso tomar cuidado para não ser ofensivo na escolha das músicas", diz Nicolay, citando um caso de Atenas-04, quando um DJ tocou "Hit the Road, Jack" (dê o fora, Jack, em tradução livre), após um atleta americano ser desqualificado de uma competição.

Gafes e ofensas à parte, o papel dos DJs das arenas é essencial para animar o povo.

No Maracanãzinho, funk só toca se não tiver uma letra vulgar. Assim foi definida a trilha sonora das partidas de vôlei da Olimpíada do Rio.

Pela primeira vez na história dos Jogos, músicas são tocadas entre todos os pontos. A ideia é criar uma maior interação com o público.

"A Rio-2016 ofereceu uma lista de mais de 3.000 músicas e escolhi umas 2.000", diz o DJ espanhol Tony Rojas, que sempre estará nas partidas do Brasil porque "conhece melhor música latina". O outro DJ das partidas de vôlei é o austríaco Stari.

Nos jogos do Brasil toca "Festa", de Ivete Sangalo, "Waka, Waka", de Shakira, "Bang", de Anitta, e "Ai, se Eu te Pego", de Michel Teló.

Em partidas entre outras seleções, a trilha tem "Everybody Dance Now", de Bob Sinclair, "Feel this Moment", de Pitbull e Christina Aguilera, e "Whoomp! There It is".

Funk com letras de duplo sentido está censurado. O mesmo acontece com "Baile de Favela", do MC João, que é tocada, sem letra.

"Não podemos tocar funk porque as letras... você sabe", diz o DJ Stari, que trabalha há 15 anos no vôlei de praia.

Na Rio-2016, cada esporte tem o seu DJ. Em geral, são profissionais especializados em tocar em eventos esportivos específicos. O DJ que toca nas competições de basquete, por exemplo, é o mesmo que acompanha o time americano Denver Broncos.

Músicas das arenas da Rio-2016

Isso porque cada esporte tem seu ritmo e tipo de público. "Ginástica artística, por exemplo, costuma ter muitos adolescentes na plateia, então as músicas costumam ser mais para pop", diz Nicolay. "Já BMX pede um ritmo mais forte, um rock, um metal."

A organização chama os profissionais de diretores musicais. "Não são só DJs, eles têm que conhecer o esporte, saber quando tocar o quê e ler a plateia", diz Nicolay.

Em alguns esportes, as músicas entram apenas nos intervalos, como esgrima, que tende a ser mais silencioso.

Em outros, como natação, a trilha toca mesmo enquanto os atletas estão na água. Há também vinhetas de pontuação, como quando atletas de handebol fazem um gol.

Na arena de tiro esportivo, o brasileiro Felipe Wu, 24, ainda brigava para ficar entre os três melhores na final quando o estande ganhou contornos de western italiano. Das caixas de som ecoou a trilha sonora do western "Três Homens em Conflito", feita por Ennio Morricone.

No último disparo da prova, uma música tensa acompanhou os 18 segundos que o rival vietnamita Xuan Vinh Hoang levou para dar o tiro quase perfeito que rendeu o primeiro ouro do Vietnã.

"Toquei 'Tom Sawyer', do Rush, que é tensa. A ideia geralmente é essa, gerar uma tensão crescente na prova e animar o público", disse o DJ Melvin, responsável pela trilha sonora.

Entre as músicas mais tocadas e mais pedidas da Rio 2016 estão "Uptown Funk", do Bruno Mars, "Bang", da Anitta e "Danza Kuduro", de Don Omar.

Os brasileiros ouvidos pela Folha puxam a brasa para sua sardinha –preferem ouvir música nacional.

"Gosto quando toca Anitta e Ivete. É muito bom chegar no estádio e ouvir uma música que conhece e que empolga. Dá mais vontade de torcer", diz Analici Mendes, 19, ao som de Rihanna, na arena de basquete.

PLAYLIST OLÍMPICA

1 | Want to Break Free
Queen

2 | Great Times
Will I am

3 | Olhos Coloridos
Sandra de Sá com Funk na Lata

4 | Lean On
Major Lazer

5 | País tropical, Fio Maravilha, Taj Mahal
Jorge Ben Jor

6 | Get Up Everybody!
Ektor Pan

7 | Alma e Coração
Thiaguinho e Projota

8 | Waka Waka
Shakira

9 | Bang
Anitta

10 | This is What You Came For
Rihanna

11 | Lourinha Bombril
Bangalafumenga

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade