Publicidade
Publicidade

Seleção feminina de vôlei vence a 3ª seguida e garante vaga nas quartas

A seleção brasileira feminina de vôlei venceu o Japão na noite desta quarta-feira (10) e garantiu vaga nas quartas de final dos Jogos do Rio.

A equipe comandada por José Roberto Guimarães fez 3 sets a 0 (parciais de 25/18, 25/18 e 25/22) sobre as japonesas em uma hora e nove minutos de partida.

A novidade foi a estreia da central Thaísa nestes Jogos. A bicampeã olímpica recuperava-se de dores na panturrilha e não tinha atuado ainda. Ela entrou durante o segundo e terceiro sets e fez o ponto decisivo da partida.

Com o resultado, Brasil e Rússia (que venceram seus três jogos até agora) somam nove pontos cada um e avançam. A Coreia do Sul, adversária das brasileiras na sexta (12), tem duas vitórias e está muito perto de assegurar a vaga na próxima fase também.

O Japão, com um triunfo apenas, briga com Camarões e Argentina nas duas últimas rodadas do grupo.

Depois de encarar a Coreia do Sul, o Brasil fecha a primeira fase contra a Rússia, no domingo, às 22h35.

No Grupo B, uma surpresa: a Itália já está eliminada.

Marcelo del Pozo/Reuters
Brasileiras celebram ponto na vitória
Brasileiras celebram ponto na vitória

As italianas perderam os três jogos que fizeram no torneio (nesta quarta foram derrotadas pela Holanda), assim como Porto Rico, e estão fora da próxima etapa.

Garantidos nas quartas de final estão EUA, China, Sérvia e Holanda. As posições ainda não estão confirmadas, mas deste grupo sai o adversário do Brasil nas quartas.

'FUSO HORÁRIO'
Este foi o segundo jogo do Brasil iniciado depois das 22h35. O que criou uma espécie de fuso horário na preparação da equipe.

As jogadoras devem chegar à Vila Olímpica por volta das 2h30, como ocorreu após a vitória sobre a Argentina.

Algumas atletas jantam em uma sala no próprio ginásio do Maracanãzinho -uma estratégia montada pelo Comitê Olímpico do Brasil-, enquanto outras se alimentam no restaurante da Vila, que fica na Barra da Tijuca, a uma hora de ônibus do Maracanã.

A rotina de treinamento da seleção também mudou. Agora, no dia após um jogo, o treino que costumava ser por volta das 10h passou para às 13h. E elas fazem apenas trabalho físico, com peso.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

O almoço passou para o início da tarde, entre 14h e 15h. No dia do jogo, o jantar é por volta das 19h30.

Além do descanso, a alimentação é uma preocupação. No período de adaptação antes da Olimpíada, a líbero Léia e a oposta Sheilla tiveram problemas gastrointestinais devido à mudança na rotina da seleção.

As partidas na sessão noturna, fechando a rodada, são um pedido da Rede Globo. Os brasileiros concordaram, desde que fosse uma rotina jogar sempre no mesmo horário, o que vai acontecer no masculino e no feminino.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade