Publicidade
Publicidade

Bellucci vence 13º do mundo e vai encarar Nadal nas quartas da Rio-2016

Kevin Lamarque/Reuters
Bellucci comemora vitória sobre o belga David Goffin
Bellucci comemora vitória sobre o belga David Goffin

Thomaz Bellucci, 28, avançou às quartas de final do torneio de tênis olímpico nesta quinta-feira (11) ao bater o belga David Goffin por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (12-10) e 6/4.

Ele enfrenta agora o espanhol Rafael Nadal, nesta sexta (12), por uma vaga nas semifinais, fase que o tênis brasileiro só atingiu uma vez, com Fernando Meligeni, em Atlanta-1996. O retrospecto no circuito mundial é todo do espanhol: cinco vitórias em cinco encontros com o brasileiro, 54º na lista da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais.

Nadal, 30, atuará embalado pela conquista de no mínimo uma medalha de prata no torneio de duplas, ao lado do compatriota Marc López. Em jornada dupla, eliminou o francês Gilles Simon por 7/6 (5) e 6/3 no final da manhã, em simples, e os canadenses Daniel Nestor e Vasek Pospisil no final da tarde, em dois sets decididos no tie-break, 7/6 (1) e 7/6 (4).

"Não estou cansado, estou é muito feliz", disse o espanhol, antes de decidir abrir mão do torneio de duplas mistas, no qual atuaria ao lado de Garbine Muguruza.

"É um grande jogador, que faz até agora uma grande Olimpíada. Disputou três partidas relativamente duras com facilidade", disse Bellucci sobre o adversário, que encara hoje na quadra central por volta das 13h. "Pode ser uma das partidas mais importantes da minha vida", resumiu o tenista brasileiro.

Nadal disputa a final de duplas na mesma quadra horas depois

No duelo contra o belga, Bellucci contou com o apoio de um público que cresceu durante a partida, reflexo da confusão de ingressos que se instalou com o adiamento da rodada de quarta. Ele teve o saque quebrado por Goffin, 31, logo no segundo serviço. O tenista brasileiro, porém, se recuperou e levou o set para o tie-break. Em clima de Copa Davis, como gosta de falar, Bellucci fechou o set em 12 a 10.

No segundo set, Goffin, 13º do mundo, acusou o golpe. Cedeu a quebra no sétimo game, e Bellucci administrou a partida até fechar em 6/4. "Para mim, até agora, está sendo uma semana muito especial. Ganhei o carinho da torcida, estamos jogando juntos, a atmosfera está incrível."

Atmosfera que empurrou também Marcelo Melo e Teliana Pereira na estreia de duplas mistas. Diante dos favoritos Nicolas Mahut e Caroline Garcia, tiveram nervos para superar os franceses em dois sets decididos no tie-break, 7/6 (4), 7/6 (1).

"É Olimpíada, o público quer torcer por seu país. Queria eu ter todo esse apoio", disse Garcia, sobre a barulhenta torcida brasileira.

Brasileiros na Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade