Publicidade
Publicidade

Crianças e colegas de treino vibram com bronze em clube de Mayra Aguiar

Fernanda Canofre/Folhapress
Na Sogipa (Sociedade de Ginástica de Porto Alegre), onde Mayra Aguiar treina na capital gaÁcha, as crianças do Projeto criança torceram pela judoca em frente a um telão.
Crianças acompanham luta da judoca brasileira Mayra Aguiar, nesta quinta (11), na Sogipa

A luta valendo a medalha de bronze teve peso de um ouro para a torcida na sede da Sogipa (Sociedade de Ginástica de Porto Alegre), clube de Mayra Aguiar, em Porto Alegre.

Durante a luta, colegas de treino no tatame e crianças do Projeto Criança, que sonham em um dia entrar no esporte, vibravam a cada movimento da judoca gaúcha no telão.

Os movimentos da rival cubana era desdenhados pela torcida exclusiva, que revezava os gritos de "Mayra!" e "Brasil!".

Quando a vitória foi decretada para a brasileira, a sala explodiu em comemoração.

Para Moacir Mendes, professor de judô na instituição, que treina com a atleta, não há como medir o significado a segunda medalha olímpica por ela.

"Nós tínhamos três atletas na Olimpíada e isso já é um feito grandioso. A medalha é o que todo mundo quer e hoje nossa esperança estava toda depositado nela", afirma.

Mas o legado maior, que Mayra com apenas 25 anos já tem, está nas novas gerações.

"Ela tem muita influência. As meninas que treinam na Sogipa se inspiram muito nela e vemos que aumentou muito o numero de meninas no judô querendo ser como ela", diz Mendes.

PROJETO

O Projeto Criança consiste em uma escola de educação infantil que tem como base trabalho no desenvolvimento motor. A partir dos seis anos, as crianças têm iniciação em vários esportes, inclusive no judô.

Tiago Pinho, 19 anos, treina há quatro anos na Sogipa e se inspira em Mayra.

"O que mais admiro nela é a humildade", diz o colega de clube. "Para eu chegar onde ela está, tenho que treinar muito. Ela tem dom nato", completa.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade