Publicidade
Publicidade

Diretor da rede NBC, dos EUA, aponta recorde de 'streaming' e elogia Rio-2016

O presidente da divisão de esportes da rede NBC, Mark Lazarus, afirmou nesta quinta (11) que, "apesar de todo o barulho que ouvimos, sobre se o Rio conseguiria realizar os Jogos, até agora eles estão conseguindo sem problemas".

Questionado sobre logística e equipamentos nesta primeira semana, respondeu: "Os eventos estão acontecendo, os locais estão funcionando bem. A nossa capacidade de movimentação é bastante boa, você sabe, tendo que lidar com os padrões normais de tráfego de uma grande cidade internacional".

Foi durante entrevista coletiva por telefone, chamada para tratar da cobertura. A NBC anunciou ter ultrapassado na quarta (10) a marca de 1 bilhão de minutos de "live streaming", transmissão ao vivo pela internet.

O resultado supera toda a audiência digital registrada para os Jogos de Londres, em 2012, de 818 milhões de minutos de "live streaming". Nos próximos dias, diz Lazarus, deve superar a audiência digital acumulada para a Olimpíada na história.

AUDIÊNCIA

Na mesma noite de quarta, porém, a audiência da transmissão pela rede de televisão NBC, em TV aberta, voltou a registrar queda nos EUA, depois de uma recuperação no dia anterior.

No chamado "primetime" (programação das 20h às 23h), a audiência foi de 7,6 pontos na faixa de 18 a 49 anos (a mais procurada para publicidade), uma queda de 23% em relação ao mesmo momento (quinto dia) dos Jogos de Londres, em 2012.

Desde a cerimônia de abertura, a rede americana vem registrando audiência inferior à de quatro anos atrás, embora a diferença de horário seja mais favorável, agora, às transmissões ao vivo para os EUA.

Os resultados negativos são creditados por analistas, em parte, à própria concorrência do "live streaming" da NBC e à profusão de outros canais, também do mesmo grupo, que vêm transmitindo os Jogos neste ano.

"O digital está crescendo, o cabo está crescendo", comentou Lazarus. "Todo mundo fica falando sobre TV aberta. A TV aberta caiu um pouco, mas o cabo e o digital estão em alta e mitigam essa diferença."

PUBLICIDADE

E a rede NBC, "no momento, está num ritmo incrível, com média de 15,6 pontos. Não tem nada na TV [aberta americana] com 15 pontos". Não existe risco, acrescentou o executivo, de insatisfação dos anunciantes por causa da audiência:

"Nós abrimos espaços publicitários para garantir que entregaríamos o que tínhamos prometido a eles. Vamos terminar os Jogos do Rio com os anunciantes recebendo exatamente o que tínhamos acertado."

Segundo Lazarus, "são os nossos Jogos economicamente mais bem-sucedidos", totalizando US$ 1,2 bilhão de publicidade vendida nos EUA até a abertura, 20% superior a Londres. Outros US$ 30 milhões já foram vendidos desde então.

Quanto às críticas via Twitter pelo excesso de anúncios, sobretudo na transmissão da cerimônia de abertura, ele respondeu que, "na verdade, foram menos que em Londres" e que não se preocupa com "mídia social batendo na gente".

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade