Publicidade
Publicidade

BBC

Recorde de dois milênios foi quebrado por Michael Phelps

Com 13 medalhas de ouro individuais, americano superou Leônidas de Rodes, que competiu em quatro Olimpíadas da Antiguidade.

Colecionador de medalhas e de feitos, o nadador Michael Phelps quebrou na quinta-feira um recorde olímpico de mais de 2 mil anos.

Ao vencer sua 13ª medalha de ouro em competições olímpicas individuais - no 200m medley individual -, o americano superou Leônidas de Rodes, um dos mais famosos atletas olímpicos da Antiguidade.

Leônidas competiu nos jogos de 164 a.C. e conquistou a coroa de louros em três corridas - o estádio (cerca de 180 metros), o diaulo (cerca do dobro do estádio) e na corrida hoplitódromo, na qual os participantes tinham que usar proteção nas pernas, elmo e escudo.

O atleta antigo repetiu o feito nas três Olimpíadas seguintes, de 160 a.C., 156 a.C. e depois em 152 a.C., quando já estava com 36 anos.

Ele era considerado o maior corredor olímpico de seu tempo, e chama a atenção o fato de ter mantido a forma física ao longo de 12 anos. Isso fazia dele motivo de orgulho entre seus compatriotas, segundo os registros históricos.

O recorde de Leônidas durou cerca de 2.160 anos, atravessando milênios, guerras e mudanças.

Até a chegada de Michael Phelps.

Além de 13 medalhas de ouro individual, o chamado "tubarão de Baltimore" coleciona ainda nove ouros em revezamentos - que ainda não existiam na Antiguidade -, sem contar duas pratas e dois bronzes.

Coleção de recordes

Na prova dos 200 m medley, Phelps superou o japonês Kosuke Hagino, que ficou em segundo, e o chinês Shun Wang, que ficou em terceiro. O brasileiro Thiago Pereira fez uma boa prova mas perdeu o ritmo e ficou em sétimo.

Ao vencer a competição, Phelps se torna também o primeiro nadador a vencer quatro vezes a mesma prova individual.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade