Publicidade
Publicidade

Ciclista brasileiro testado às vésperas dos Jogos do Rio é suspenso por doping

Quatro atletas que disputam a Olimpíada do Rio foram suspensos por terem testado positivo em exames antidoping realizados antes de as competições começarem.

O brasileiro Kleber Ramos, 30, do ciclismo de estrada, está na lista. Ele competiu no primeiro fim de semana dos Jogos Olímpicos, mas não chegou a completar a prova. 
 
O caso do paraibano foi divulgado pela federação internacional da modalidade. A União Ciclística Internacional comunicou que ele foi flagrado no dia 31 de julho com a substância CERA –ajuda na oxigenação, produzindo mais glóbulos vermelhos.

Ramos, que é natural de João Pessoa, na Paraíba, foi flagrado em um exame fora de competição. Ele não chegou a ficar na Vila Olímpica, na Barra da Tijuca, e se estabeleceu em um hotel em Copacabana.

Reprodução/Facebook/Kleber Ramos
Kleber Ramos, ciclista da seleção brasileira na prova de estrada
Kleber Ramos, ciclista da seleção brasileira na prova de estrada

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) foi notificado de caso de doping fora de competição e aguarda a divulgação por parte da CAS (Corte Arbitral do Esporte), tendo em vista as regras de confidencialidade do próprio tribunal, instância máxima para julgamento.

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) também foi procurada pela reportagem, mas não atendeu às ligações até a conclusão desta edição.

Além de Ramos, a UCI divulgou lista nesta sexta na qual outros dois ciclistas brasileiros aparecem suspensos preventivamente: Raphael Mendes e Josemberg Pinho.

Os outros três atletas envolvidos são o polonês Tomasz Zielinski, de levantamento de peso, pego com a substância norandrosterona, a chinesa Xinyi Chen, da natação, com hidroclorotiazida, e a búlgara Silvia Danekova, do atletismo, com EPO e CERA.

Zielinski e Danekova foram vetados de competir nos Jogos Olímpicos pela CAS. Chen voluntariamente se colocou fora da prova e não nadou as eliminatórias dos 50 m livre na tarde desta sexta-feira (12).

A asiática ficou perto de medalha na piscina do Estádio Aquático. Ela terminou os 100 m livre na quarta posição.

A búlgara está fora dos Jogos e teve sua credencial cassada. No caso da chinesa, a suspensão é provisória, até que tenha um veredicto final.

TRIBUNAL

A Corte Arbitral do Esporte pela primeira vez montou um escritório na sede da Olimpíada. Assim, a autoridade faz todos os julgamentos diretamente do local das competições.

A CAS está estabelecido em um hotel na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense.

Chamada - Doping

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade